Mês do Empreendedorismo Feminino: Conheça história de mulheres que lideram no franchising
Instituído pela ONU em 2014, o dia 19 de novembro visa, entre outras razões, discutir a equidade de gênero no mundo dos negócios
ABF também desenvolve ações em parceria com entidades para fomentar uma maior participação feminina no franchising
Incentivar e aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho, com foco especial no empreendedorismo, além de discutir a equidade de gênero no mundo dos negócios. Estas são duas das razões pelas quais a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 2014, que 19 de novembro marcaria o Dia da Mulher Empreendedora. E esta lembrança se mostra bastante pertinente visto que, segundo o Serviço de Brasileiro de Atendimento às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de empreendedoras no País supera os 10,3 milhões. Ainda de acordo com o Perfil da Empreendedora Brasileira, da Serasa Experian, das 20,6 milhões de empresas ativas no País, 8,4 milhões contam com mulheres como donas ou sócias majoritárias, o que equivale a 40,5% do total de empreendedores brasileiros.
Já, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente, o setor de franquias reúne mais de 184 mil operações, de 3 mil redes e, de acordo com o Portal do Franchising, 48% das pessoas que buscam uma franquia são mulheres e apenas 19% das franqueadoras são lideradas por elas.
E, a fim de ampliar estes números, a Entidade acaba de anunciar uma parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O objetivo é desenvolver ações conjuntas direcionadas à promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira. Apresentamos a seguir cases de mulheres que empreenderam por meio das franquias dos mais diferentes segmentos e que vêm traçando uma trajetória de sucesso.
Trajetória contada em livro
Leandra Bisi Priante está à frente de 11 operações da maior rede de lavanderias do mundo, a 5àsec. A história empreendedora da profissional deu início após atuar por 15 anos como representante comercial de uma multinacional calçadista na região Norte do país, até sentir que era a hora de novos desafios. Ela conta que a oportunidade de juntar sua experiência de marca e gestão com a vontade de empreender de forma planejada foi o pontapé para entrar no segmento de franquias, escolhendo a 5àsec por ser admiradora e cliente da marca e por identificar espaço de crescimento no mercado local.
Hoje, a franqueada é exemplo e case de sucesso na rede que conta com mais de 550 pontos de venda. Segundo a empresária, vários desafios e adversidades fizeram parte de sua trajetória, mas foram de grande importância para o crescimento e amadurecimento empresarial. “Já senti preconceito sendo uma mulher empreendedora. Porém, sempre respondi com conhecimento, firmeza e educação. Ouvi muitas vezes que herdei o negócio ou que tinha um sócio por trás, e até mesmo que um homem havia iniciado a operação. Para as mulheres que desejam ser empreendedoras, afirmo que temos que garantir a ocupação de mais postos de trabalho e, para isso, é importante que incentivemos políticas afirmativas sobre o tema. Precisamos nos apoiar e, sobretudo, nunca duvidar da nossa capacidade”, comenta.
O sucesso da empresária é retratado no livro de coautoria chamado ‘O segredo das empreendedoras de sucesso’, lançado em fevereiro deste ano. A obra conta com depoimentos de 22 mulheres empreendedoras de diversas regiões do Brasil, que revelam os erros e acertos de administrarem seu próprio negócio. Nele, Leandra aborda pontos sobre a necessidade de conhecimento, foco e disciplina para empreender e traz diversos ensinamentos, desafios e conquistas.
Jeitinho especial
Shirlei Noriko Miike Redressa morou durante 10 anos no Japão antes de investir no sistema de franchising. Moradora de Tupã, sede da Água Doce Sabores do Brasil, descobriu que a marca atuava no segmento por acaso e lembrou do sucesso das franquias no país japonês. Com dinheiro economizado enquanto morou fora do Brasil e o desejo de ser empreendedora, mesmo sem nunca ter considerado entrar no ramo alimentício, apostou em uma operação da rede. Nascida no Paraná antes de se mudar para Tupã, Shirlei decidiu abrir o primeiro restaurante em Toledo, oeste do estado natal. Franqueada desde 2006, a empresária conta que não sentiu dificuldades por ser mulher empreendedora, mas que tem muito orgulho da sua trajetória. “Acredito que ser mulher me ajuda e fortalece nos desafios do dia a dia. Nesse mundo do empreendedorismo, nós temos um jeitinho especial de lidar com tudo, sempre dando uma pitada de amor ao fazer contato com fornecedores, colaboradores e clientes”, comenta.
Empreendimento com propósito
Silvia Cristina Farah Saviani é Analista de Sistemas de formação e franqueada da Calçados Bibi desde 2012. A empreendedora conta que sempre teve vontade de abrir o próprio negócio e após 23 anos na área de TI, resolveu partir para a área de franquias. Com uma segunda formação em pedagogia, o planejamento foi em abrir um negócio na área infantil. Ela conta que conheceu várias marcas infantis, mas se apaixonou pela Bibi pela história e propósito da marca. Atualmente, a empresária administra quatro lojas da marca, sendo três lojas em Belo Horizonte e uma em Uberlândia, localizadas em Minas Gerais.
Com relação ao empreendedorismo feminino, Silvia fala “Sempre existe uma dificuldade por ser mulher. Alguns profissionais ainda têm muito preconceito quando se depara com uma empreendedora, mas, na minha opinião, isso está mudando. Participo de muitas organizações do comércio e hoje muitas mulheres participam e estão empreendendo. O importante é não ter medo de empreender e de correr atrás dos seus sonhos. Somos muito capazes e temos uma força incrível para realizar o que queremos, apesar de todo preconceito”, comenta.
Escola da vida
A paraense Leitícia Cristina Barbosa Costa tem 34 anos e viu os bons exemplos dentro da rede Casa do Celular a inspirarem a ser uma empreendedora de sucesso. Leitícia começou na rede como vendedora em 2014 em Macapá (AP) e passou por todos os processos e por outras cidades como Teresina (PI), São Luiz (MA) e Fortaleza (CE) onde atingiu o patamar de diretora Administrativa. Todo esse processo e os bons exemplos de crescimento de pessoas da própria rede, sendo uma delas do próprio fundador, e as promoções que ela conquistou por merecimento fruto de muito trabalho, despertou o sonho de ter seu próprio negócio. Então, em março de 2023, surgiu a oportunidade de seguir como franqueada de sua primeira unidade em Salvador (BA), o que foi um divisor de águas. “Para me tornar dona de loja foi muito trabalho envolvido e, claro, muito aprendizado para mim que nunca fiz uma faculdade. Minha maior faculdade foi a Casa do Celular foi ali que eu aprendi o que eu sei hoje que me fez construir a carreira que eu tenho hoje como administradora. Foi assim que eu construí a minha carreira e me tornei uma franqueada.”
Empreendedorismo no sangue
Leandra Cruz, tentou fugir da genética empreendedora, mas não conseguiu. Filha de dono de supermercado, ela preferiu enveredar para o mercado corporativo, atuando em planejamento financeiro. Mas, não foi por muito tempo. Hoje, ela é franqueada da Casa do Construtor de Louveira(SP) e Cabreúva(SP) e não se arrepende de ter trocado os 25 anos de dedicação ao mundo corporativo por um negócio próprio. Apesar de o segmento de Casa e Construção ainda ser considerado um segmento árduo para as mulheres, ela não teve medo, ao contrário. “Recebi indicação de um amigo que sua irmã já tinha unidades da Casa do Construtor. Conheci a empresa e o ramo de atuação a fundo e me encantei. Me sinto realizada e acredito que para ter sucesso em um empreendimento como este, é preciso planejamento”, disse.
Aprendendo a jogar
Rayna Tainara Silva Vieira é franqueada do Divino Fogão em Brasília, no Distrito Federal. Ela conta que sempre teve o sonho de empreender, porém, nunca imaginou que seria com a área de alimentação, pois não adquiriu nenhuma experiência neste setor. Mas em 2020, surgiu a oportunidade de assumir uma loja do Divino Fogão no Águas Claras Shopping que trocou de ponto e foi reinaugurada por ela. “Brinco que não fui eu quem escolheu a área, eu fui a escolhida. Há três anos, recebi um convite para fazer parte do Divino Fogão. Nunca trabalhei com alimentação e minha experiência foi toda construída dia após dia com erros e acertos, ganhando um respaldo e suporte constante da franqueadora em diferentes áreas no negócio.
Com o passar dos meses, subimos significativamente no ranking de lojas e estamos crescendo dia após dia. “Já no 2º trimestre deste ano, tivemos um momento bem significativo em nossa operação. Esse período foi ótimo e está melhorando cada vez mais, desde o início de 2023. Temos expectativas de crescer ainda mais nesse fim de ano, aproveitando as datas comemorativas que favorecem as compras e as festividades”, finaliza.
Dupla de sucesso
Rochele Lautenschlager, design de interiores, e sua a sócia, Rosana Rey, 55, corretora de imóveis, são as mais novas franqueadas da iGUi Conceito de Porto Alegre (RS). Inaugurada em dezembro de 2022, as empresárias investiram R$ 1 milhão na nova loja, que conta com uma ampla área de 700 m² com os modelos iGUis revestidos com a Cerâmica Atlas à mostra e todo o portfólio da rede, que conta com mais de 100 produtos, e que envolve a franquia TRATABEM – especializada na limpeza, manutenção, assistência técnica e venda de produtos para todos os tipos de piscinas.
Rosana se tornou franqueada iGUi há cerca de quatro anos, em Paragominas (PA), e há dois está de volta a Porto Alegre. “É um divisor de águas sempre na minha vida: antes e depois da iGUi. Meu sentimento é de muita alegria e gratidão no meu coração, a Deus, porque sempre pedi uma oportunidade, a essa empresa, às pessoas que dirigem, àquelas que me indicaram”, ressaltou. Para Rochele, é um projeto grandioso e “estar à frente dele dá aquele apertinho gostoso no coração e o desejo e a certeza de que faremos muito e tudo muito bem”, afirma.
De cliente a empreendedora da marca
Nayara Gomes Ferreira é fisioterapeuta e franqueada da Milon do ParkShopping em Brasília, no Distrito Federal, e do Campinas Iguatemi, no interior de São Paulo. Ela conta que atuou durante dez anos na área de formação e iniciou a trajetória empreendedora no ano de 2019, com uma franquia de beachwear. Em 2021, iniciou sua parceria com a Milon, marca que sempre consumiu para vestir os filhos. Nayara sempre se identificou com o mundo infantil e percebeu na Milon uma oportunidade de trazer produtos específicos para a sua região de moradia.
Segundo a empresária, nem tudo é fácil para as mulheres empreendedoras. “Infelizmente encontrei várias barreiras durante minha trajetória. Passei seis meses para o estabelecimento comprar a minha ideia de levar uma marca de beachwear para um estado que não tem praia. Desde então, tenho que provar como posso fazer a diferença no mundo empresarial. Atualmente, com muitas viagens, sou diariamente questionada com quem deixo meus filhos, e de como consigo administrar toda logística das minhas unidades. Um conselho que dou para as mães e mulheres que gostariam de ser empreendedoras é que escute seu coração, seja forte e saiba que as dificuldades fazem parte do processo, porém não desista e sempre faça acontecer”, comenta Nayara.
Filha de peixe…
A empresária Bruna Vasques Pereira é formada em Administração e nascida em São Paulo. Bruna, que desde cedo acompanhou a história de sucesso de empreendedorismo do seu pai, Oswaldo Pereira Júnior, 56, que sempre empreendeu em lanchonetes em universidades, viu uma oportunidade de negócio na área de franquia. “A ideia em empreender como franqueada sempre esteve presente e fui conversar com o meu pai, que também é meu sócio, sobre a oportunidade de expandir os negócios em outro formato. Ela ainda acredita que tenha muito a aprender e crescer com a franquia e o público pode esperar produtos de qualidade, opções diversas e atendimento de excelência. “Esperamos que a parceria com o Mr. Cheney seja de muito sucesso e a ideia é continuar expandindo os negócios e investindo cada vez mais em universidades com a franquia, pois acredito que seja um grande potencial, principalmente, por ser uma marca jovem e ter aderência com o público de universidades”, completa.
Irmãs que empreendem unidas…
As franqueadas TRATABEM e irmãs Maria Augusta e Juliana Marcolin Olinto são proprietárias da loja em São Jerônimo (RS). Juliana conta que ao decidir empreender com o projeto da marca, chamou a irmã que à época morava em Florianópolis (SC), e a decisão não poderia ser mais acertada. “Nos negócios já começamos bem”, diz. Em outubro de 2020, em plena pandemia, elas abriram a loja e só no primeiro mês venderam 15 piscinas. Enquanto Maria trabalha internamente, cuidando da loja, da área financeira, estoque, sistema, da gestão da profissional contratada para trabalhar nas redes sociais da unidade etc., Juliana atende os clientes em suas residências, fazendo limpeza, manutenção e todo serviço relacionado às piscinas. “Nós temos perfis diferentes e nos completamos. Eu amo cuidar da parte burocrática, da gestão da loja, enquanto a Juliana ama fazer os serviços externos”, diz Maria, e completa: “Duas mulheres tocando o negócio transmite credibilidade e segurança para os clientes, que veem que fazemos o trabalho com competência e sabem que mulher é multitarefa”.
A determinação da mulher empreendedora
Marcela Didier Terceiro tem duas lojas da franquia Peça Rara Brechó. Formada em Administração, sempre buscou estabilidade. Então, definitivamente empreender não era a sua primeira opção profissional. No entanto, ao conhecer um negócio que fazia sentido, que tinha um propósito e estava aderente aos seus princípios, decidiu se aventurar nesse mundo novo. E começar com o know-how de quem sabe o que está fazendo, faz muita diferença para desbravar esse mundo novo do empreendedorismo. “O modelo de franquias foi perfeito nesse sentido”, anuncia a franqueada. “Empreender conduzindo todo o processo desde a obra até a contratação de pessoas, requer múltiplas habilidades”.
Lidar com profissionais que não enxergam, em mulheres, competência para determinadas atividades exigiu da franqueada jogo de cintura e posicionamento. Especialmente no ramo de atividades dominadas por homens, como o da construção civil.
“Derrubadas estas barreiras, o segmento de brechós para a mulher na verdade é uma grande vantagem. Vejo avanços significativos no empoderamento feminino para os negócios. O dinamismo feminino e a sensibilidade para lidar com times heterogêneos têm fortalecido nosso protagonismo”, completa a franqueada. “A nossa representatividade tem sido cada vez maior e os grandes resultados apresentados por líderes importantes têm referendado a nossa posição nesse ecossistema diverso que é o empreendedorismo. Eu sempre digo: CORAGEM!! Empreender requer muita dedicação, capacitação e resiliência. E nunca esqueçam, o seu negócio é feito de pessoas, e a experiência delas (clientes e funcionários) é a chave para o sucesso!”