Networking deve estar entre as decisões de quem deseja ampliar os negócios em 2023
Prolongamento de um cenário recessivo nos 3 últimos anos reforça ainda mais a importância da construção de novos relacionamentos comerciais para tracionar as vendas e recuperar clientes perdidos.
Os anos de 2020, 2021 e 2022 foram cheios de desafios, aprendizados e incertezas para os empreendedores, mas mesmo com o país ainda sentindo os sintomas recessivos que passamos é preciso estabelecer novas resoluções para 2023 em diante.
Além das metas que irão nortear o novo ciclo, as parcerias para os negócios serão ainda mais importantes.Jair Lima, diretor executivo do BNI – Business Network International, especialista em Alta Performance há mais de 20 anos e professor de MBA´s em várias instituições de ensino superior, explica que o lento e gradual movimento de recuperação da pandemia sinaliza que é necessário apostar no Networking para ampliar os negócios.
“Nos tempos atuais, investir nessa estratégia é uma das ações mais poderosas para conquistar espaço e resultados”, diz Jair. A recessão acentuada a partir de 2020, exige que os empresários elaborem um planejamento melhor e que tenham atitudes mais assertivas com relação aos negócios, visto que muitas ações de venda acabaram ficando para trás.
“A carteira de clientes de muitos empresários foi deteriorada nos últimos meses, por isso, agora é o momento certo para buscar métodos que sejam eficazes para captar mais clientes e aumentar os lucros”, afirma ele.
Segundo Jair, o networking profissional feito de forma correta, organizada e comprovada, possibilita não apenas construir novos relacionamentos, mas criar oportunidades e solidificar relações para negócios futuros.
Esse é o trabalho realizado pelo BNI, uma organização mundial de networking que está presente em mais de 70 países. Na cidade de Goiânia já são quase 120 empresários fazendo negócios com base na troca de referências “quentes”, que em 90% dos casos se convertem em contratos fechados. Nos últimos 12 meses já foram gerados mais de R$ 10 milhões em negócios entre os empresários goianos.
“Os profissionais estão compreendendo que criar uma boa rede de relacionamentos profissionais implica em saber manter uma rede de pessoas com os mesmos objetivos e propósitos, podendo ser uma ferramenta muito poderosa de crescimento da empresa”, conclui Jair.
E no dia 29 de março, às 19h, no Espaço Green Place em Goiânia, Jair Lima palestrará no evento Networking Night, organizado pelas equipes BNI Cerrado e BNI Flamboyant, que contará com a participação de 300 empresários. A palestra terá como conteúdo principal a demonstração de que, conexões duradouras agora devem ser priorizadas, para que novas operações possam ser concretizadas e os lucros aumentados, daqui para frente.
Saiba mais sobre o BNI:
Maior e mais bem sucedida organização de Networking do mundoâ
Presença: 77 países
Membros empresários pelo mundo: 300.000
Membros no Brasil: 9.000
Negócios Gerados nos últimos 12 meses no mundo: 20,6 Bilhões de dólares
Negócios Gerados nos últimos 12 meses no Brasil: 1,4 Bilhões de reais
Saiba mais sobre o evento Networking Night:
Quando: 29 de março
Horário: das 19h às 23h
Público: 300 empresários que gostam de fazer networking e precisam crescer seus negócios
Local: Green Place – Av. Afonso Pena, 801 – Parque Anhanguera
Ingressos: Reservas (62) 99942-6566 Polyana ou (62) 98179-4282 Renato.
Saiba mais sobre Jair Lima:
Graduado em Eng. de Produção pela UNESP e Mestre em Engenharia de Produção pela USP – São Carlos. Jair Lima é Trainer, Instrutor e Professor de MBA´s e cursos de Pós-Graduação em várias instituições de ensino superior, como FAAP, IBG, Trevisan Escola de Negócios, FGV, FUNDACE, UniFafibe, em disciplinas ligadas à Logística, Liderança, Gestão da Qualidade, Gestão de Suprimentos, Estratégia, Empreendedorismo, Processos Empresariais (BPM), Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação, Inovação, Gestão de Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Produção, Alta Performance em Vendas, Gestão de Carreira e Coaching. É Diretor Executivo do BNI Nordeste Paulista (regiões de Ribeirão Preto e Franca) e Diretor Distrital do BNI Centro-Oeste, que tem por finalidade conectar empresários para que eles se ajudem na geração de novos negócios.