Novas tecnologias para piscinas que economizam água

Diante da crise global hídrica, é necessário despertar, cada vez mais, o olhar da população contra o desperdício de água.

Isso passa pela manutenção das piscinas, visto que, com temperaturas altas, a região registra alta concentração delas. Utilizando grande volume de água e sem a manutenção adequada, as piscinas podem se tornar um problema sério. Uma piscina média, com dimensões de 3 metros de largura, 5 de comprimento e 1,40 de profundidade, mantém um volume de 21 m3, ou seja, o equivalente ao gasto mensal de 1,5 família com quatro pessoas (parâmetros de consumo da Organização das Nações Unidas – ONU, que é de 3,3 m3/pessoa/mês).

Pensando em minimizar este desperdício, a CYAN Piscinas – desenvolvedora de soluções inteligentes para piscinas – acaba de lançar na região dois produtos que levam maior economia de água a estes locais, já que auxiliam diretamente na manutenção. E quanto mais limpa a água da piscina, menores são as chances de o proprietário ter que esvaziá-la para realizar a manutenção.

“Manter uma piscina devidamente filtrada e quimicamente equilibrada diminui consideravelmente o número de vezes que a piscina precisa ser reabastecida, por causa de sujeira ou infestação de algas. Percebemos que as pessoas estão mais conscientes da importância de preservar a água hoje para termos amanhã”, explica Kátia Batista, proprietária da empresa Palmas Piscinas, uma das lojas no estado que disponibiliza o bico jato e o ralo de sucção da CYAN Piscinas.

A função do ralo de sucção é, como o próprio nome remete, sugar a água e direcioná-la à bomba, de maneira que ela seja filtrada e retorne à piscina. Então, aí está a importância de um equipamento bem projetado, que observa a dimensão em relação ao volume do espaço, bem como a potência da bomba. Totalmente em consonância com a NBR nº 10.339, de 2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o ralo de sucção da CYAN Piscinas tem tampa antiaprisionamento, relacionada ao skimmer, e este interligado à motobomba. Então, por si só, é uma peça que deixa o ambiente com o azul-piscina convidativo para um mergulho.

Outra novidade é que, como as peças existentes no mercado nacional hoje atendem somente 30 metros cúbicos por hora, o produto da CYAN Piscinas trabalha com 100 metros cúbicos por hora. Isso quer dizer que este equipamento tem potência para fazer a sucção, por hora, de 100 mil litros de água, absorvendo, rapidamente, toda a sujeira que chega ao fundo da piscina, contribuindo para a circulação da água – zerando as chances de acidentes e afogamentos, principalmente de crianças sugadas; e coadjuvando na economia de água.

Por sua vez, o bico jato, até então, era considerado um vilão para arquitetos, paisagistas e engenheiros de piscinas com borda infinita, cascatas, toboáguas. Tudo porque é habitual que nas piscinas com borda infinita a válvula de retenção, dispositivo que regula, direciona e controla o fluxo da água, através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de passagens, encha e transborde. Então, quando se desliga a bomba, muitas vezes a água retorna e seca de vez a piscina.

Empresa que chega a Tocantins desenvolve soluções inteligentes em parceria com universidades de todo o Brasil.

“Depois de muita pesquisa, desenvolvemos um bico jato que zera as chances de desperdício de água. Outro benefício que colabora com a redução de gastos é que ele não tem necessidade de manutenção contínua”, salienta o empresário Bráulio César Bandeira Aleixo, sócio da CYAN Piscinas.

Com o bico jato, a água cai como em um reflexo uniforme. Tudo porque o aparato vai em cima da água, a aproximadamente 5 milímetros, criando o efeito correnteza e empurrando a água para a borda infinita, que cai por inteiro, transformando a área de lazer em um verdadeiro cenário de filme.

Serviço:

Para saber mais, acesse CYAN – Soluções de segurança e qualidade para a sua piscina cyanpiscinas.com.br ou envie um e-mail para atendimento@cyanpiscinas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *