Os desafios de se começar do zero.

Por Bruno Lopes

Em meio a pandemia muitos brasileiros se viram obrigados a se reinventar e para muitos a solução foi iniciar do zero um negócio para garantir seu sustento. Este texto é para quem está pensando em começar um negócio do zero e está inseguro, será debatido quais são os desafios de se iniciar um negócio. Aperte o cinto que lá vem um bate papo franco quanto as grandes verdades em se empreender.

Bom a ideia não é fazer um texto falando do reino encantado do empreendedorismo e sim debater sobre desafios reais que empreendedores de primeira viagem enfrentam.

É bom esclarecer que empreender não é sinônimo de se abrir um negócio. Considero empreendedor(a) aquela pessoa que consegue pensar a frente dos demais concentrando suas energias em uma ideia a convertendo em resultados. Seja iniciando uma carreira em uma grande empresa ou até mesmo transformando as pessoas a sua volta.

Penso que o mercado é feito de resultados, boas intensões não bastam. Prefiro o feio que vende ao bonito que não vende. Empreender então é encontrar resultados, independente dos desafios.

O primeiro desafio de se começar do zero é achar a ideia perfeita infalível, lá vai a primeira verdade, não existe a ideia perfeita tudo na vida tem os prós e os contras, portanto se você está esperando a ideia perfeita você nunca iniciará.

Então como saber se a meu plano empreendedor é uma boa ideia. Acredito que um bom começo é trabalhar com o que se gosta. Não se inspire em fulano ou ciclano pois estão ganhando dinheiro. Dinheiro é um troféu, é a premiação por um bom trabalho. Quando a pessoa faz o que gosta ela tem maior probabilidade de se fazer um bom trabalho, atendendo uma determinada demanda do mercado com excelência.

Sou professor universitário no curso de Engenharia Civil e converso com vários alunos que tem o mesmo objetivo, se formar em Engenharia. Tenho percebido que os alunos que se formaram e alcançaram resultados expressivos foram os alunos que tinham mais bem definido os meios e não os fins. Entre os formandos de engenharia tem uma frase clássica “- que venha minha hilux”, parece coincidência, mas os alunos que tinham este objetivo em mente não encontraram resultados expressivos, pois se concentraram na sua própria causa e não em se resolver determinada demanda do mercado.

Portanto para saber se sua ideia é boa pense nas demandas que você vai atender e se realmente atender essas demandas alegram seu coração. Lembre-se que levamos a verdade nos nossos olhos, então, deixe claro qual é seu objetivo em atender aquela demanda, que você levará consigo a verdade que será sentida pelos clientes e com certeza o resultado aparecerão.

Persuasão é um importante ingrediente, as pessoas mudam de ideia muito rápido, todo negócio tem a parte boa e a parte ruim, devemos trabalhar para minimizar a parte ruim e valorizar a parte boa. O caminho do sucesso não é plano e cheio de roseiras e um arco-íris, com certeza é um percurso cheio de obstáculos e desafios, e o principal deles está na sua mente, portanto controle seus fantasmas e vá para cima, com muito trabalho e dedicação você terá a recompensa.

Gestão, palavrinha mágica para tudo que se faz, gerir sua família, seus pensamentos, vontades, medos, anseios e angústias. Além de controlar seus pensamentos é importante você deixar bem definido em um processo de gestão quais são seus fluxos e qual a forma mais eficiente de atender seus clientes.

Quando você chega em uma empresa desorganizada com certeza você fica com um pé atrás, não importa o tamanho do negócio ele deve ser limpo e organizado. E falo isso não só de limpeza física, sua marca tem que ser limpa e organizada, seus processos devem ser transparentes, seus custos devem ser planificados, enfim, planeje e coloque em prática um processo de gestão eficiente.

Independentemente do tamanho do seu negócio pense grande, trabalhe sua marca, seus produtos de forma grandiosa para que você fidelize seus clientes e alcance um resultado expressivo.

Digo a você que começar um negócio do zero é possível sim, desconsidere tudo que eu falei anteriormente e tenha suas próprias percepções o importante é começar. Arregrasse as mangas e comece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *