Preço dos remédios tem pequena queda de 0,61% em setembro

Antigripais e antitussígenos apresentaram maior redução, de 2,78%, enquanto antiparasitas foram os vilões com alta de 16,64%;

Pesquisa feita pela Precifica envolve medicamentos de 10 grupos distintos

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou queda de 0,61% em setembro, na comparação com setembro de 2022. Ao todo foram monitorados 10 medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas, com atuação por meio de e-commerce.

Antigripais e antitussígenos puxaram queda discreta

Os medicamentos antigripais e antitussígenos foram os que apresentaram maior queda nos preços, chegando a (- 2,78%), seguidos por antialérgicos e broncodilatadores (- 2,22%), hormonais (- 2,01%), antidiabéticos (-1,00%) e hipotensores e hipocolesterolêmicos (- 0,80%). Antiparasistas tiveram um aumento surpreendente de 16,64%, logo após temos relaxantes musculares com 12,64%, anti-histamínicos 8,83%%, antissépticos nasais 6,10% e analgésicos e antitérmicos 2,01%. Os antissépticos nasais seguem em alta devido ao clima seco e quente em grande parte do país no mês de setembro.

De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 26 de setembro, o subgrupo “produtos farmacêuticos” teve recuo de (-0,34%) na Região Metropolitana de São Paulo. A diferença se explica pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. Os índices mostram que é preciso atenção e agilidade por parte das farmácias e drogarias na adequação dos preços.

“A melhor forma de definir precificação e promoções mais assertivas é com o uso de soluções de pricing, que são capazes de fazer o monitoramento em tempo real e analisar dados externos e internos para sugerir preços mais convidativos aos clientes e com a melhor rentabilidade possível para as farmácias”. O CEO da Precifica, Ricardo Ramos,

Sobre a Precifica

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *