Professora de Goiânia vence Prêmio Educador FTD Educação com projeto de empreendedorismo sustentável
Iniciativa capacitou os alunos a compreenderem a importância da sustentabilidade na economia e arrecadou fundos para cooperativa local
O projeto “Empreendedorismo Sustentável”, desenvolvido pela professora Juliany Camargo Silva Abrão com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Ethos, em Goiânia (GO), foi o vencedor do Prêmio Educador FTD Educação na categoria ESG (Ambiental, Social e Governança). O projeto levou o Prêmio Destaque e a professora foi contemplada com uma viagem pedagógica internacional.
A premiação, entregue na primeira quinzena de fevereiro, durante abertura da Jornada Pedagógica 2025, em São Paulo (SP), reconhece e valoriza as boas práticas educacionais de professores e gestores da Educação Básica de escolas parceiras, públicas e privadas, da FTD em todo o Brasil. Nesta primeira edição foram inscritos mais de 400 projetos transformadores.
A iniciativa implementada ao longo de 2024 pela professora Juliany Camargo proporcionou uma educação integrada, combinando práticas empreendedoras e sustentáveis, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos materiais da FTD Educação.
Para estudar temas essenciais, como educação financeira, gestão de resíduos e consumo consciente, a educadora envolveu toda comunidade escolar, incluindo alunos de outros anos, professores, funcionários e familiares.
O tema sustentabilidade foi trabalhado na prática, com a aplicação dos 5Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar), com atividades como a produção de ecobags, sabão caseiro a partir de óleo de cozinha e papel semente, além da participação em campanhas de reciclagem. Essas ações foram enriquecidas pela palestra “Lixo Zero”, ministrada pela embaixadora latino-americana Raquel Ferreira.
Para estudar os conceitos de Empreendedorismo e Governança, os alunos organizaram uma feira escolar para comercializar produtos de forma sustentável, aplicando conceitos de gestão financeira e trabalho em equipe. Uma arrecadação total de mais de R$ 16 mil foi destinada à Cooperativa Beija-Flor e às atividades de confraternização dos estudantes, fortalecendo o impacto social do projeto.
A iniciativa capacitou os alunos a compreenderem a importância da sustentabilidade na economia, estimulando habilidades empreendedoras, inovação e resiliência. Além disso, promoveu uma aprendizagem interdisciplinar, aplicando conceitos de Matemática, Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa em atividades reais. A identidade visual do projeto, representada por um porquinho verde com a moeda “e” da Escola Ethos, simboliza os valores de economia, sustentabilidade e empreendedorismo.
“O projeto é um exemplo vivo de como educação pode transformar cidadãos conscientes e a nossa comunidade. Estou profundamente orgulhosa dessa jornada em ver as minhas crianças entenderem que elas podem, sim, fazer a diferença. Espero que esse projeto chegue às mãos de outras professoras e que possam executá-lo”, destacou a professora Juliany.
“O trabalho da professora Juliany, na Escola Ethos, se destaca como um modelo inspirador para instituições de ensino em todo o Brasil, incentivando o desenvolvimento de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para construir um futuro mais sustentável”, analisa Cintia Lapa, diretora de Conteúdo e Performance Educacional da FTD Educação.
Conheça todos os projetos vencedores no site: https://campanhas.ftd.com.br/premio-educador-ftd-2024-projetos-finalistas
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