Projeto de visitas gratuitas a museus de Goiânia tem edições extras em outubro

Eventos comemorativos do Sábado Tem Museu estão previstos para todo o mês, começando por instituições criadas na época da fundação da capital goiana

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, o projeto Sábado Tem Museu terá uma programação especial durante todo o mês de outubro. Desde abril de 2024, a iniciativa da CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais tem sido realizada uma vez por mês, possibilitando que a população visite museus e instituições culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia com mediação de especialistas e de maneira gratuita. Porém, outubro foi escolhido para receber uma edição do projeto a cada final de semana, totalizando quatro eventos ao fim do mês.
Segundo a diretora da CALÍOPE e museóloga Bárbara Freire, o intuito dessas edições comemorativas é “convidar as pessoas a conhecer mais sobre a história de Goiânia em museus, que são espaços criados para guardar e preservar as memórias”. O Sábado Tem Museu, assim como outros projetos da CALÍOPE que são vinculados ao aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, tem uma relevante função social, como explica Freire.
“Essas iniciativas trazem a perspectiva de ‘direito à cidade’ e ‘cidade educadora’, ou seja, um movimento de democratização do espaço e do aprendizado, com narrativas que tornam os museus e acervos mais interessantes e estratégias que aproximam diferentes públicos, especialmente o infantojuvenil”. O Sábado Tem Museu também promove a integração de crianças e jovens com pais e outros familiares nas visitas mediadas, sendo destinado a toda família.
Já os mais recentes projetos da CALÍOPE contribuem para a democratização do acesso à cultura. “O projeto ‘Aqui tem museu’ conta com sinalizações lúdicas e educativas para que todos que passarem nas ruas vejam que, naqueles locais, há museus abertos ao público e que a criança é bem-vinda. Por sua vez, o ‘Aqui tem história’ serve para que qualquer pessoa, incluindo os deficientes visuais, conheça mais sobre aquele museu e entenda melhor o seu contexto, por meio de audioguias”, afirma a museóloga.

Museu Pedro Ludovico
Tanto o “Aqui tem museu” quanto o “Aqui tem história” foram lançados no último fim de semana, no Museu Pedro Ludovico, em Goiânia. Essa foi uma das razões para esse local ser escolhido para receber a primeira edição especial do projeto Sábado Tem Museu em comemoração ao aniversário de Goiânia. “A visita que será feita ao Museu Pedro Ludovico significa um ponto de encontro dos projetos e da história que a CALÍOPE tem levado para o público sobre a cidade e seus patrimônios culturais”, ressalta Bárbara Freire.
A museóloga também explica que a ordem dos museus e centros culturais que receberam edições do Sábado Tem Museu até agora também tem relação com os locais onde serão feitos os eventos comemorativos de outubro. “Nas visitas mediadas, é proposta uma narrativa, ou seja, uma linha do tempo para contar a história de Goiânia, com instituições que têm acervos de antes, durante e depois da colonização. O projeto chegou ao período pós-colonial, mais precisamente da criação da capital goiana, e não teria data melhor do que o próprio aniversário de Goiânia para falar sobre essa história”, exalta.
A edição no Museu Pedro Ludovico será realizada neste sábado (05), das 10 às 12 horas, e os participantes poderão conferir detalhes da casa onde o fundador da cidade de Goiânia viveu entre 1937 e 1979. Representante do estilo Art Déco, a casa remonta à formação da capital goiana, tendo sido construída entre 1934 e 1937. Além da casa, que foi transformada em museu, o evento deste sábado proporcionará o acesso a objetos pessoais de Pedro Ludovico e sua família.

Centro de Memória da Justiça Eleitoral
A segunda edição comemorativa do Sábado Tem Museu neste mês acontecerá em pleno Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, também das 10 às 12 horas. O local escolhido para o evento foi o Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, que fica no prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em Goiânia. “Assim como o Museu Pedro Ludovico, o Centro de Memória da Justiça Eleitoral também está abrigado numa edificação Art Déco do período da criação da capital goiana, datada da década de 1930”, destaca a diretora da CALÍOPE.
Durante a visita, os participantes poderão acessar salas que mostram como era o TRE-GO antigamente, além de saber mais sobre as pessoas que estavam à frente dessa instituição e conhecer melhor a história das eleições, com as várias formas de votação e urnas ao longo do tempo. Bárbara Freire aponta que fazer essa visita num mês de eleições é muito relevante para o público que já vota, para que eles “entendam a história, o sistema de governo vigente no Brasil, as leis e a forma como as instituições e a sociedade participam desse processo”.
Mas, as crianças também são um alvo importante da visita ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral, já que, futuramente, irão votar. “Saber como as pessoas se organizam e tomam decisões envolve entender o mundo em que vivemos. Esse tipo de visita é uma forma prática de entender sobre política, direitos, deveres e leis numa instituição que atua diretamente para possibilitar a tomada de decisão das pessoas, por meio das eleições”, pontua Freire.

Participação
As visitas ao Museu Pedro Ludovico e ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás têm participação gratuita, mas com vagas limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição por meio do aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, disponível no link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home, no perfil @falaserioapp no Instagram, no Google Play e no App Store. Dentro do aplicativo, os usuários precisam clicar em “Inscrições Sábado Tem Museu”.
As inscrições para o evento no Museu Pedro Ludovico podem ser feitas desde segunda-feira (30), enquanto as vagas para a edição do Centro de Memória da Justiça Eleitoral serão abertas na próxima segunda-feira (07). As visitas serão mediadas por profissionais das equipes da CALÍOPE e dos respectivos museus e contarão com uma intérprete de Libras para o público com deficiência auditiva.
Nas visitas, os participantes recebem gratuitamente o “Passaporte Especial de Viajante da Cultura”, um mapa ilustrado que identifica museus, centros culturais, bibliotecas, praças e parques de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Além disso, as crianças receberão balões coloridos no evento do dia 12 de outubro, em razão do Dia das Crianças.

Sobre a CALÍOPE
A CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais atua em instituições e empresas de salvaguarda patrimonial e de difusão cultural, com ênfase em museus e centros culturais. Presta serviços de Gestão Museológica, Documentação, Conservação Preventiva, Expografia e Ação Educativo-cultural. A instituição tem como missão oferecer produtos e serviços por meio de projetos e ações inovadoras nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia, para a gestão e preservação do patrimônio cultural de forma ética, com qualidade e respeito às pessoas.


Projeto Sábado Tem Museu – edições especiais pelo aniversário de Goiânia
Datas: 05 e 12 de outubro (sábados)
Horário: das 10h às 12h
Locais: Museu Pedro Ludovico, no dia 05 de outubro (Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133 – Setor Central, Goiânia) e Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, no dia 12 de outubro (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, conhecida como Praça Cívica, nº 300 – Setor Central, Goiânia)
Inscrições: aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”
Data das inscrições: desde 30 de setembro para o Museu Pedro Ludovico e a partir de 07 de outubro para o Centro de Memória da Justiça Eleitoral
Mais informações: @falaserioapp (Instagram)
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *