Saiba como organizar as festas de fim de ano e tornar o momento o mais agradável para os idosos
Inclusão nas comemorações, decoração gradual, ambiente tranquilo e confortável são alguns detalhes que podem fazer diferença nas festas de final de ano
Com a chegada das festas de final de ano, a família começa a se preparar para as comemorações, decorando a casa para receber os familiares. Incluir os idosos nas festividades é importante para que a época seja agradável e acolhedora e não gerem momentos de estresse e mudanças na rotina que podem afetar a saúde, principalmente para aqueles que possuem alguma doença degenerativa.
A dica é conversar com o idoso sobre as expectativas que essas datas causam, entender o que eles desejam e respeitar suas vontades, mesmo que seja de não comemorar. Para Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores de pessoas supervisionadas, o respeito deve prevalecer ainda mais se houver algum diagnóstico de demência. “O idoso pode enxergar toda a movimentação de final de ano, como os fogos e as festas, como algo assustador”, completa.
Ainda pensando nos cuidados, é importante que a decoração seja feita de maneira gradual, para que haja ambientação com o novo cenário. “A imagem gravada na memória é sem os adornos e por isso os enfeites de natal devem ser colocados aos poucos, para ir se acostumando e não prejudicar a orientação espacial”, destaca Janaína.
Outro ponto importante é levar em conta se o local da realização da comemoração tem um quarto e banheiro para melhor acomodar o idoso caso aconteça alguma eventualidade e ele possa se recolher confortavelmente. É preciso estar atento a rotina de alimentação também, além de deixá-lo descansar ao longo do dia para estar bem durante a festa. No momento dos fogos de artifícios, explique o que irá acontecer para que ele não se assuste e se possível mostre de onde virá o som.
Estar atentos aos pequenos detalhes é garantia de uma comemoração tranquila e agradável.
Sobre a Home Angels
A Home Angels surgiu em 2009 da união de ideias dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador. Os sócios perceberam que, com o aumento gradual da expectativa de vida da população brasileira, havia um mercado em potencial ainda inexplorado: uma rede de franquias de cuidadores de idosos. A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias. Mais informações: https://www.homeangels.com.br/