Segundo dados da ABF, franquias de moda cresceram 12,2% em 2023
Diversificação de canais e conversão de lojas próprias em franquias são estratégias de redes que atuam no setor
No início de fevereiro, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou dados que mostram uma consolidação do mercado de franquias com crescimento nominal de 13,8% frente ao mesmo período de 2022. Ainda segundo a entidade, todos os 11 segmentos registraram alta no ano passado, um deles foi o de Moda, que teve um incremento de 12,2% no faturamento e de 4,1% em novas unidades. Entre os motivos que contribuíram para o cenário positivo estão o avanço da digitalização e outros canais de vendas, principalmente o e-commerce, além da propagação do conceito de omnicanalidade.
Liderando o mercado de moda infantil figuram duas marcas, como a Calçados Bibi, que é pioneira no setor calçadista voltado para crianças, e a Milon, marca que integra o Grupo Kyly, uma das maiores empresas de vestuário infantil do Brasil. Ambas fecharam 2023 com crescimento, tanto no faturamento, quanto nas vendas e no número de lojas em operação. Além disso, as duas marcas iniciaram a trajetória na indústria e após anos de atuação, ingressaram fortemente no Varejo, investindo na expansão por meio de franquias, na exportação para países em diferentes continentes, na venda por meio de multimarcas e e-commerce próprio.
No mercado calçadista infantil há mais de sete décadas, a Bibi é precursora na oferta de calçados fisiológicos para crianças de 0 a 9 anos. Além de ter os pequenos como público-alvo, a empresa também conversa diretamente com os pais. E, para aproximar ainda mais os consumidores da marca, desde 2017 são realizados investimentos em projetos com foco em ominicanalidade, que proporcionaram facilidade e praticidade ao comprar produtos Bibi. Presente em diferentes formatos, dos mais tradicionais como e-commerce e Clique & Retire, aos mais inovadores como venda via link, Bibi Home, Entrega Expressa e Prateleira Infinita, a rede investe em novos modelos ou atualizações dos serviços visando aumentar cada vez mais os resultados da rede de franquia.
Em novembro de 2023, a Calçados Bibi inaugurou um novo capítulo em sua jornada digital com o lançamento do seu aplicativo de compras exclusivo. Esta decisão estratégica reflete a compreensão da empresa sobre a crescente importância dos dispositivos móveis no cenário do comércio eletrônico. Considerando que 90% das vendas online da Calçados Bibi são provenientes de smartphones, a escolha de implementar um aplicativo para a venda dos produtos da marca visa aprimorar a experiência do usuário nesses dispositivos, reconhecendo a preferência dos consumidores por realizar transações por meio deste canal.
Desenvolvido pela Kobe com o compromisso de proporcionar uma experiência de compra fluida e personalizada, o aplicativo impulsiona as taxas de conversão e aumenta a frequência de compra nas mais de 130 lojas da rede em território nacional. Desde o lançamento, o aplicativo já conquistou uma significativa fatia, representando mais de 20% das vendas online da marca. Dessa forma, a Bibi projeta um horizonte promissor para o futuro, vislumbrando que esta ferramenta de compras exclusiva se torne o epicentro de suas transações digitais. Com uma visão estratégica voltada para a maximização da experiência de compra e do relacionamento com os clientes, a empresa tem expectativa que este canal absorva mais de 30% de todas as transações online neste ano. O App Calçados Bibi já está disponível para Android e IOS.
“Embora o aplicativo já tenha conquistado uma fatia expressiva das vendas online em pouco tempo, estamos determinados a otimizar ainda mais essa plataforma, transformando-a não apenas em um canal de compra, mas em um hub interativo que cativa e fideliza os consumidores. O compromisso da Calçados Bibi com a excelência na experiência do usuário será um pilar fundamental nesse processo de expansão. Por isso, buscaremos aprimorar a simplicidade do processo de compra, a personalização das ofertas e a interação intuitiva, proporcionando aos clientes um ambiente digital que vai além das expectativas tradicionais”, revela a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.
Já a rede Milon, pertencente ao Grupo Kyly, segue com a estratégia de conversão de lojas próprias para franquias em diferentes shopping centers. Atuando no Franchising desde 2016, a marca tem como uma das estratégias de expansão a implantação inicial de lojas próprias, que futuramente, são convertidas para franquias.
“Inicialmente, buscamos abrir unidades em empreendimentos que vemos como estratégicos, por trazerem boas oportunidades à marca, por conta da localização, público-alvo e até mesmo a carência de negócios com mix infantil em determinados shopping centers. Dessa forma, ao implantar uma loja própria, conseguimos consolidar o mercado naquela região, fazendo com que a operação fique mais madura. Quando estamos com bons indicadores de faturamento e vendas, efetuamos o repasse para um investidor que deseja ingressar na rede ou expandir sua atuação com mais uma loja Milon. Esse movimento contribui diretamente com o adensamento da marca em diferentes cidades e mercados, além de permitir que a gente não perca espaços e pontos que são atrativos para a marca dentro de diferentes shoppings. Buscamos trabalhar em diferentes frentes para a marca Milon, como a implantação de lojas próprias, a expansão de franquias, exportação com marca e design próprio, produção fabril e o conceito de omnichannel”, finaliza Claudinei Martins, diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly.
Já no segmento adulto, o Peça Rara Brechó, líder no segmento, inaugurou a primeira loja há quase 17 anos. O início da expansão em formato de franquias ocorreu a partir de 2021, um ano após iniciar sua parceria com o sócio investidor, José Carlos Semenzato, do Grupo SMZTO. Atualmente, o Peça Rara conta com mais de 150 lojas comercializadas e 90 unidades em operação. Os planos para 2024 são ambiciosos – chegar ao número de 300 lojas e dobrar o faturamento de 2023, de mais de R$ 150 milhões, com foco nas capitais do país e em cidades acima de 100 mil pessoas nas regiões Sul e Sudeste. Para Bruna Vasconi, a moda circular não é um modismo, é uma filosofia de vida, uma mudança de patamar. “É importante pensar no futuro do planeta. Se pudermos alertar as pessoas sobre o consumo consciente, conseguiremos reduzir os insumos, reciclar o que já não está mais em uso e reutilizar o que ainda pode servir para outra pessoa”.
Com esse propósito, a marca tem conseguido se impor no mercado de uso de segunda mão. A inauguração do Instituto Eu Sou Peça Rara, em 2019, foi a solidificação do processo de moda reciclável. Do recebimento de peças sem uso, à revenda e a reutilização dos itens que não passaram no controle de qualidade ou foram doados por meio de bazares beneficentes, o instituto movimenta anualmente mais de 30 mil peças. O valor arrecadado é inteiramente utilizado em projetos sociais próprios, como a 1ª creche inaugurada em 2023, numa cidade-satélite nos arredores de Brasília, a doação para instituições parceiras.