Sessão degustação
Pré-estreia com a presença dos artistas será exclusiva no CineX, no dia 3 de novembro, em dois horários
No dia 3 de novembro, às 19h30 e às 21h30, o cinema CineX, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, vai receber o diretor goiano Fábio Meira e a atriz Louise Cardoso para um bate papo, na pré-estreia do filme “Tia Virgínia”. O longa-metragem marca a sessão degustação da 15ª edição da Mostra de Cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”. A trama conta a história de Virgínia, uma mulher de 70 anos, que nunca se casou e nem teve filhos. Ela foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. Agora, Virgínia se prepara para receber as irmãs, que viajam para celebrar o Natal.
De acordo com o CEO do CineX, Adriano Oliveira, essa será uma excelente oportunidade para honrar o cinema brasileiro e ainda a representação goiana no cinema nacional, já que o filme conta com a direção do goianiense Fabio Meira.
Reconhecida por fortes atuações em “Cambalacho” (1986), “Doce Mãe” (2012), “Além do Tempo” (2020) e “Tudo Bem no Natal que Vem” (2015) a atriz Louise Cardoso desembarca em Goiânia ao lado do diretor e roteirista Fábio Meira, responsável por renomadas produções, como “Duas Irenes” (2017), “Pátria” (2012), “Atlanta” (2008), entre outros.
Para o diretor Fabio Meira, é emocionante estar de volta a Goiânia, sua cidade natal, para apresentar seu segundo longa-metragem, que conta com um elenco de estrelas renomadas, como Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antônio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva.
“É sempre uma emoção muito forte estar em Goiânia, minha cidade do coração, onde nasci. Estou muito curioso para saber como o público goiano vai reagir. É um filme de tintas fortes”, destacou o diretor.
De acordo com o curador da Mostra de Cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”, Lisandro Nogueira, é uma honra ter a sessão degustação com a presença de um cineasta goiano, que traz uma obra nacional premiada.
O filme “Tia Virgínia” recebeu diversas premiações, especialmente no 51º Festival de Gramado, onde recebeu seis Kikitos. Os prêmios que o filme ganhou foram de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Melhor Atriz para Vera Holtz, Melhor Roteiro para Fábio Meira, Menção Honrosa do Júri para a atriz Vera Valdez, Melhor Direção de Arte para Ana Mara Abreu e Melhor Desenho de Som para Ruben Valdés. O longa-metragem também foi selecionado para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme tem estreia nacional prevista para o dia 9 de novembro.
15ª edição da Mostra de Cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”
Consolidada no segmento como uma das maiores mostras de cinema presente no Centro-Oeste brasileiro, “O Amor, a Morte e as Paixões” chega em sua 15ª edição e já foi confirmada para acontecer entre os dias 1 e 14 de fevereiro de 2024, nas instalações do cinema CineX, dispondo de mais de 50 filmes em exibição.
Criada em 2001 pelo professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás Lisandro Nogueira, a primeira edição contou apenas com 17 filmes. Desde o início, a mostra já reuniu mais de 300 mil pessoas, em inúmeras sessões e um público cativo à sétima arte.
“Vamos iniciar a 15ª edição da mostra com um filme premiado e brasileiro. Como sempre, o público pode aguardar por produções premiadas em Cannes, Berlim, Veneza, Rio e São Paulo, além dos mais esperados ao Oscar 2024. Chegar até aqui é um feito gigante, pois nos traz a certeza de que estamos levando o melhor do cinema ao público goiano”, ressalta Lisandro Nogueira.
Considerado um dos eventos culturais mais aguardados pelos goianienses, a edição de 2024 contará com a exibição de curtas e longas-metragens, que vão desde filmes goianos até os mais requisitados para o Oscar 2024 e premiados em grandes festivais mundiais. Seu catálogo será selecionado criteriosamente pelo curador Lisandro Nogueira, com uma diversidade de gêneros e propostas estéticas cinematográficas que prometem oferecer muitas reflexões, debates e entretenimento.