Setembro Amarelo: a prática regular de atividade física salva o corpo e a mente
Quando praticado regularmente e com orientação, o exercício físico é capaz de reduzir os sintomas de depressão que, conforme aponta a OMS, são a principal causa de suicídio ao redor do mundo. Para espantar o sedentarismo e sensibilizar as pessoas para o tema, shopping em Goiânia promove um aulão de fitdance, neste próximo domingo, às 10h. Ação é gratuita e aberta ao público de todas as idades
Seis a cada dez brasileiros adultos não praticam os 150 minutos semanais de atividade física recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A constatação é de um estudo do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da Universidade de São Paulo (USP), que analisou dados do IBGE e do Ministério da Saúde. Mas apesar das inúmeras pesquisas médicas que evidenciam os benefícios à saúde do corpo e da mente com a prática regular de exercícios, uma pesquisa da OMS, divulgada em 2019, revela que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.
Com o objetivo de despertar o interesse de quem se entregou ou começa a se entregar ao sedentarismo e também para celebrar a campanha Setembro Amarelo – de prevenção ao suicídio – o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, e a rede de academias Bluefit promovem um aulão de fitdance neste próximo domingo (03 de setembro), às 10h. A ação é gratuita e aberta aos públicos de todas as idades.
Conforme a analista de marketing do Shopping Estação Goiânia, Brisa Fialho, além de chamar atenção para os benefícios à saúde trazidos pela prática regular de atividade física, a ação do próximo domingo buscará também sensibilizar as pessoas para o tema tratado na campanha Setembro Amarelo. “Queremos levar, de forma descontraída, um pouco de alegria e movimento para a vida das pessoas. E para isso, nada melhor que o fitdance, não é mesmo?”, indaga Brisa.
De acordo com o profissional de educação física e gerente da unidade da Bluefit Academia, que fica no Shopping Estação Goiânia, Guilherme Santana, a atividade física contribui para a prevenção, manutenção e tratamento de quadros depressivos. “A prática regular de exercícios se tornou um dos antídotos mais recomendados por profissionais da saúde, especialmente quando se trata em ocupar a mente”, destaca. Segundo Guilherme, hábitos simples como levar o cachorro para passear, andar de bicicleta ou dançar, quando realizados com frequência, já auxiliam na redução do estresse, melhoram as relações interpessoais e ajudam a superar os sentimentos de solidão e timidez. “Através da dança, por exemplo, expressamos nossas emoções reprimidas e canalizamos a adrenalina”, pontua.
Movimente-se já
Segundo o profissional de educação física, o ideal é fazer ao menos 30 minutos de atividade física diária, podendo ser uma corrida, caminhada, uma partida de futebol, aula de natação ou de dança. Já a prática de exercícios físicos como agachamento, flexão de braço e abdominal, comuns na musculação, devem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, com duração mínima de meia hora. “Qualquer exercício físico, feito com regularidade e orientação profissional, melhora o sistema imunológico, ajuda nos níveis adequados de açúcar no sangue e no fortalecimento dos ossos. Sem falar que auxilia no emagrecimento saudável, o que tem um grande impacto na autoestima da pessoa”, enfatiza Guilherme.
As orientações dadas por Guilherme encontram respaldo em estudos como o Guia de Atividade Física Para a População Brasileira, organizado pelo Ministério da Saúde e que reúne trabalhos científicos realizados no Brasil e em outros países. Conforme o guia, fazer exercícios regularmente é importante para o pleno desenvolvimento humano, disposição e promoção da interação social. Ainda de acordo com o estudo, os benefícios mais evidentes para o cérebro quando uma pessoa se exercita frequentemente são melhora da memória, da atenção, concentração e do raciocínio.