Use Kanban para ser mais organizado e produtivo!

Todo o êxtase do início de um novo ano aflora em nós a vontade de realizar antigas promessas e deixar a procrastinação de lado, não é verdade? Porém, muitas vezes ficamos apenas no status de “sonho” ao invés de utilizarmos ferramentas poderosas que podem auxiliar na gestão de um novo projeto. Emagrecer, aprender um novo idioma, mudar de carreira, casar e ter um filho. Ufa! Queremos tudo ao mesmo tempo e para ontem. Mas, como diz James Clear, em seu livro “Atomic Habits”, o poder das pequenas mudanças pode ter um grande impacto em nossas vidas, já que começar aos poucos nos dá a chance de ser mais assertivos e diminui a chance de desistência ou frustração. Considerando esta abordagem de um passo por vez, vamos falar do Kanban.

O termo Kanban, que significa “cartão visual” ou “sinal visual”, é uma metodologia de gestão de projetos com foco em aumentar a produtividade, criada na década de 1950 por Taiichi Ohno – considerado o pai do Sistema Toyota de Produção – para reduzir desperdícios e melhorar o processo de produção. Ainda que inicialmente a ideia fosse minimizar estoque, melhorar processos e otimizar a eficiência, o Kanban evoluiu para ser utilizado como uma ferramenta visual para gerenciar o fluxo de trabalho, garantindo assim uma melhor organização das demandas e mais produtividade.

Mas, afinal, como usar o quadro Kanban? Para aqueles “old school” é possível fazê-lo manualmente, de modo simples e rápido. Você vai precisar de uma folha A4 (ou um tamanho maior, caso ache que a visualização ficará melhor) ou uma cartolina e post-its. Construa três colunas: a fazer (coluna 1), em andamento (coluna 2) e concluído (coluna 3). A ideia é que você liste tudo que precisa ser feito em post-its individuais e à medida que for iniciando as atividades, você os mova para a coluna do meio. Quando concluir a atividade basta deslocar o post-it para a terceira coluna. Pode parecer simples, mas você vai perceber a sensação de leveza quando as atividades que estavam em sua cabeça migrarem para um papel e uma sensação de vitória ao olhar a coluna 3 cheia de post-its.

Se você prefere o mundo digital, não tem problema! Tem várias opções, como o WeKan, KanbanFlow, MeisterTask, entre outros. As versões gratuitas destes aplicativos podem ter limitações quanto aos tipos de recursos, deste modo, é importante que você pesquise e avalie seu grau de interesse para investir em um deles.

Seja manual ou virtual, te convido a fazer esta experiência.

Desejo a você um 2024 mais organizado e produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *