Veja como o Telegram pode expor a sua localização exata e como se proteger.
Por: Augusto Lima
O engenheiro de software Ahmed Hassan publicou em seu blog pessoal sobre uma brecha em uma função do aplicativo chamada de “Pessoas Próximas” que poderia expor a localização exata de um usuário e consequentemente expor o mesmo a diversos riscos.
Seguindo os protocolos éticos para reportar uma falha, Ahmed procurou a equipe do Telegram em particular e informou da vulnerabilidade e foi informado em seguida que não consideravam essa funcionalidade uma falha de segurança e que essa funcionalidade é desabilitada por padrão. A questão apontada por ele é que a maioria dos usuários não saberiam do risco que correm ao habilitarem essa funcionalidade no aplicativo. Entendendo esse risco Ahmed tornou essa informação pública.
Para se proteger, basta desabilitar essa função caso tenha habilitado, caso contrário você poderá fornecer seu endereço exato publicamente.
Veja como foi feita a descoberta:
Através de um app que simula localizações de GPS, alterando sua posição e comparando os dados de distância e coordenadas (uma técnica conhecida como triangulação) foi possível determinar através da interseção dos três círculos a localização exata do alvo.
Fonte: Ahmed Hassan
Excelente artigo e muito instrutivo. Cada vez mais precisamos deste tipo de informação para nossa proteção. Quanto mais tecnologia, quanto mais informação maior é nossa exposição, e é sempre interessante termos informações úteis como esta e ainda mais de um especialista!
Excelente matéria! Quanto mais tecnologia trazemos pra nossa vida, maior é a necessidade de estarmos atentos a possíveis exposições que podem nos trazer algum dano!