Você se tornou aquilo que queria ser?
Querido leitor, por mais piegas ou clichê que esse assunto possa parecer, tente ler sem reservas ok? Quem sabe ele possa virar uma chave na sua cabeça.
Se tivesse a oportunidade de escrever uma carta para você criança, o que diria? Qual seria o seu conselho? A sua história? Você diria que sente que fez as escolhas certas? Se formou na profissão dos seus sonhos? É realizado como ser humano participativo que contribui para a sociedade? Pode se considerar uma pessoa de sucesso? Você faz a diferença?
Se a sua resposta para todas essas perguntas forem sim, então você meu caro leitor é sim uma pessoa abençoada, dentre poucas pessoas que correram atrás dos seus sonhos e fizeram acontecer.
Não quero tomar partido aqui da ideia de sucesso. Até porque isso é uma coisa muito relativa. Talvez sua ideia de sucesso seja ter conseguido se graduar, ter um trabalho estável que pague relativamente bem, ter bom relacionamento com todos à sua volta, talvez ter se casado com a mulher ou o homem dos seus sonhos, ter construído uma família, com filhos lindos e um bichinho de estimação. Quem não queria uma vida assim?
Então se você acorda todos os dias com leveza na alma e o coração grato à Deus por ter chegado aonde você queria, você é sim uma pessoa preenchida. É um sortudo!
Mas agora se a sua resposta as minhas questões forem não, que você ainda anseia por algo a mais na sua vida, que você imagina um futuro e uma vida diferente dessa da qual se encontra hoje, que sente que fez algumas escolhas erradas, escolhas essas que talvez tenham te afastado dos seus sonhos mais genuínos, como o sonho de uma criança, quero te dizer que tudo bem. Ninguém passa por essa vida sem cometer erros. Aliás, eles são de extrema importância para o nosso crescimento.
Também não podemos generalizar dizendo que tudo o que você construiu até aqui foi errado. Porque com certeza você tem um milhão de motivos para agradecer pelas coisas e pessoas das quais fazem parte da sua vida e te moldaram ao que você é hoje.
Mas não desanime. Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. Reacenda aquela chama que se apagou com o tempo em seu coração. Tenha coragem, trabalhe arduamente, se dedique em construir um caminho de volta para todos aqueles sonhos que você acredita que ainda é possível realizar.
Deus colocou um senso de eternidade no coração humano, então não se prenda a sua idade. Não desista daquilo que faz o seu coração acelerar. Faça valer a pena!
Como já dizia Bill Gates: “Tente uma, duas, três vezes e se possível, tente uma quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras, a persistência é amiga da conquista”.
E se você pudesse escrever uma carta para você no futuro, quem sabe assim poderia dizer que lutou, que correu atrás dos seus sonhos, que não carrega consigo uma bagagem de arrependimentos, mas sim de experiências. Que aproveitou a vida e as pessoas, que fez o melhor que pode com muita resiliência em cada tropeço no caminho. Mas que se sente completo e realizado, por tudo que conseguiu construir.
Eu termino esse artigo com uma frase da dama de ferro da Inglaterra, Margareth Thatcher, que ainda vou tatuar na pele para me servir de lembrete todos os dias: “Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar a sua vida”.