Covid-19 e a obesidade. Você corre esse risco?

Por: Beatriz Cunha

A obesidade é uma enfermidade caracterizada por um excessivo acúmulo de gordura, o qual leva a pessoa a desenvolver sérios problemas de saúde. Ok, essa definição do dicionário nós já conhecemos. Mas a questão é que este termo é muitas vezes mal empregado. Uma pessoa que está 5 kg acima do peso não é necessariamente um obeso. Isso porque a sociedade atual nos impõe alguns padrões de beleza que são muito perigosos. (Mas esse é um outro assunto que podemos tratar mais para frente)

Cuidar do corpo é fundamental, no entanto, sempre no sentido de ter saúde. A obesidade deve ser evitada, já que leva a uma série de transtornos e é considerada um fator de risco para diversas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e complicações pulmonares — características que também determinam se uma pessoa terá maior risco de desenvolver um quadro grave de covid-19.

Ao ler uma matéria da revista Viva Bem, do site UOL, consegui entender como essas duas coisas estão perigosamente ligadas.

A revista traz uma entrevista com o Dr. Roberto Zagury, endocrinologista do Hospital Federal da Lagoa, que explica o seguinte: Se uma pessoa obesa tem a doença causada pelo novo coronavírus, seu corpo passa a lutar contra dois quadros diferentes. “A obesidade é um processo crônico de baixo grau inflamatório e a covid-19 também causa processos inflamatórios. Ou seja, a gravidade pode ser maior para esse paciente.”

Ela também pode prejudicar a capacidade respiratória, que é fortemente afetada em pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus. “Quando se expande, o pulmão se esforça muito para empurrar o peso do tórax de uma pessoa obesa, causando fadiga da musculatura respiratória. No mesmo sentido, o diafragma também precisa fazer uma força muito maior para vencer a pressão intra-abdominal”, esclarece Zagury.

Um dos fatores que me chamou a atenção para trazer esse assunto até vocês, além de discuti-lo com uma amiga, foi uma matéria sobre o gastrólogo e estudante de nutrição Matheus Aciole, de 23 anos, que foi a pessoa mais jovem obesa, vítima fatal da covid-19 até agora.

Quando ficamos sabendo de um jovem de 23 anos, que faleceu tão repentinamente, isso deveria pelo menos nos servir de alerta sobre como devemos nos preocupar mais com a nossa saúde.

Para evitar a obesidade não tem segredo: é preciso ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, dormir bem, fazer o corpo se sentir vivo. Coisas simples, que todos sabem, mas que poucos colocam em prática.

Se você acha que esse artigo de alguma forma fez você refletir sobre a sua saúde, que precisa se cuidar mais, por que não começar hoje? Não corra esse risco. Coloque seu bem estar como prioridade na sua vida.

Eu mesma comecei a cuidar mais da minha saúde e praticar atividades físicas, somente aos 30 anos. Não espere tanto para se sentir bem consigo mesmo.

Minha recomendação é que você procure a orientação de profissionais como um endocrinologista ou nutricionista e comece hoje mesmo a se exercitar.

Sabemos que pessoas ativas fisicamente têm menor chance de apresentar diversas doenças e contam com um melhor sistema imunológico.

Faça atividades como correr ao ar livre, andar de bicicleta, subir as escadas do seu prédio ou mesmo um treino em casa. Assim você não se preocupa tanto com o risco de transmissão e se mantém em movimento. Cuide da sua saúde, cuide de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *