Economia: pratos prontos enlatados são boa opção

Veja algumas sugestões deliciosas que já vêm prontas: basta abrir e servir

Com o aumento no preço do gás de cozinha, falta de chuvas e o risco de esvaziamento em algumas das principais hidrelétricas do país, precisamos buscar novas alternativas para economizar em nosso dia a dia. Pensando nisso, a sugestão da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) é incluir alimentos enlatados, prontos para o consumo, nas refeições da família.  

O uso do gás é dispensável para os enlatados, uma vez que os produtos já vêm prontos. Mesmo no caso de pratos que normalmente demoram a ficar prontos e gastam muito gás, como uma deliciosa feijoada. Outra vantagem é a diminuição no uso de água para lavar itens que seriam usados durante o preparo, como panelas e tigelas.

Além de garantir praticidade e economia, os alimentos em lata são saudáveis, saborosos e possuem todos os nutrientes bem preservados dentro da lata. “Por ser hermeticamente fechada, a embalagem bloqueia a entrada de luz, oxigênio e elementos externos e possui uma película interna flexível, que evita o contato do produto com o metal até mesmo em caso de amassamento”, afirma Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente executiva da Abeaço.

Como não precisam de refrigeração, os enlatados também economizam energia elétrica. Eles podem ficar armazenados na despensa por até cinco anos (confirme sempre a data de validade).  

Gostou da dica? Depois de utilizar os produtos, descarte corretamente: basta passar um fio de água ou retirar os restos de alimentos com uma colher e papel toalha e colocar no lixo de recicláveis. A lata de aço é 100% reciclável, podendo voltar para o processo de reciclagem infinitas vezes.

Confira abaixo opções de enlatados prontos para consumo:  

Feijoada: a feijoada enlatada tem quase 30% menos calorias que a preparada em casa. Enquanto 100 gramas da feijoada caseira possuem 152 calorias, a mesma medida da enlatada tem apenas 108. É 100% sabor e zero gasto de gás de cozinha.

Atum: super prático, o pescado pode ser consumido como proteína principal na refeição ou complementar uma salada. É rico em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas do complexo B.

Carne vegetal: feita à base de soja e trigo, a carne vegetal é excelente fonte de fibras. Sem gordura ou carne animal, o alimento é livre de colesterol, gordura trans, aditivos químicos e corantes artificiais. Em sua formulação é utilizado o óleo de canola, riquíssimo em ômega 3. Seu alto teor proteico é equivalente ao da proteína animal. Ótima opção para vegetarianos e veganos.

Sardinha: rica em proteína, cálcio e vitamina B12, seu consumo auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, diminui os níveis de colesterol e ansiedade e é fundamental para a memória. A espinha da sardinha, normalmente retirada quando o peixe é comprado in natura, é cozida dentro da lata de aço facilitando a mastigação e a digestão. Esta parte do peixe deve ser consumida, pois é fonte de cálcio, mineral fundamental para os dentes e os ossos.

Saladas: Além da tradicional Seleta de Legumes, já estão disponíveis no mercado opções de saladas enlatadas à base de atum. Nutritivas e saborosas, elas têm baixo teor calórico e combinam o peixe com vegetais como batata, batata doce, ervilha e cenoura. Algumas opções já vêm com talher descartável, dando um show de praticidade para um lanche ou almoço rápido e muito nutritivo.

Para mais informações sobre os benefícios dos alimentos enlatados, acesse www.abeaco.org.br.

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *