Indústria desenvolve projeto de musicalização em escola

Latas de tinta e de refrigerante, tambores de lixo, cabos de vassouras, garrafas pet, câmeras de ar, isopor, chaves, tubos de PVC. Estes e outros materiais recicláveis se transformam em instrumentos musicais nas mãos dos alunos do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles, em Aparecida de Goiânia.

O projeto Guerreiros do Batuque é uma parceria da unidade escolar com a indústria GSA Alimentos, quem tem como objetivo a musicalização dos estudantes, contribuindo para uma educação completa.

Na escola

A música é um elemento importante,  que tem o poder de auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades como a criatividade, memorização, concentração e a saúde emocional. Nas aulas semanais realizadas no contraturno, os 30 alunos da oficina desenvolvem dinâmicas rítmicas e treinam as suas habilidades de percussão.

Além disso, aprendem um pouco mais sobre os cuidados com o meio ambiente e a necessidade de reciclar.  Há dois meses em andamento, o Guerreiros do Batuque começou com a coleta dos reciclados pelos alunos. Em seguida foi a confecção dos instrumentos musicais. Uma lixeira virou um tambor, latinhas são chocalhos e assim por diante.

Agora, eles aprendem um pouco mais de música, trabalho em grupo e ainda ajudou na redução do índice  da evasão da escolar . Segundo o instrutor Thiago Alves Faria, os critérios  para participação são as notas e as faltas. “De forma conjunta, trabalhamos para  recuperação de alguns alunos. Seja faltosos,  desinteressados e até mais ,

As aulas são realizadas nas sextas-feiras, no período matutino, das 9h30 às 10h30 e a tarde das 14h30 às 15h30.

Parceria

A GSA é parceira da Escola do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles desde 2010, através do programa Parceiros da Educação.  A empresa faz um repasse mensal para a instituição com o objetivo de fomentar a educação  contribuindo para uma formação mais completa.

Além deste projeto, a parceria já investiu em segurança da unidade, com câmeras de segurança, instalou aparelhos de ar condicionado e data-show em todas as salas de aula, montou um novo laboratório de informática , contratou monitores e até foi responsável pela assinatura do Google for Education, uma plataforma de colaboração e produtividade do Google, desenvolvida para instituições educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *