Prefeitura de Anápolis sedia webinar sobre zoneamento ambiental e outras experiências brasileiras

Mais de 400 pessoas, multiplicadoras de ideias e de diversos Estados, assistiram ao evento online

Um webinar de alto nível, com consultores de meio ambiente de diversos lugares do País e também da Alemanha – com experiências sobre instrumentos urbanos ambientais em ecossistemas espalhados pelo mundo. Durante três horas, dicas práticas e soluções baseadas na natureza foram repassadas por esse time de especialistas que podem servir de inspiração para a mudança do zoneamento urbano de cidades de diferentes portes. Se você perdeu a apresentação, basta acessar o canal do YouTube da Prefeitura de Anápolis e absorver essa enxurrada de informações (https://www.youtube.com/channel/UCPSaG9TO3NfiAsDcpoK1-6A).

Os principais temas tratados foram o “Desenvolvimento de soluções sustentáveis no sistema de áreas verdes de Anápolis”, “Projeto ProAdapta e a adaptação baseada em ecossistemas: o caso de comunidades de Salvador” e de uma forma mais generalizada – uma aula de como aprimorar o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM) para integrá-lo ao plano diretor. “Existem objetivos específicos para integrar ao plano diretor, mas lembrando que para aquelas cidades que ainda não o possuem, o ideal é começar pelo ZAM”, explica a consultora da Praxis, Cristiane Borda.

O webinar foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em parceria com a Prefeitura de Anápolis – cidade destaque ao ser um dos seis municípios do País a participar do projeto-piloto para integrar as atividades de mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. O evento foi mediado pelo consultor da GIZ, Thomaz Ramalho.

Um dos palestrantes, o assessor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano de Anápolis, Thiago Vitorino, explica sobre os avanços do município em relação ao Sistema de Áreas Verdes (SAV). “O potencial hídrico da cidade está aumentando com ações estruturadas dentro da bacia do Piancó, sobretudo, com a participação dos produtores rurais. Por conta dos trabalhos que estamos desenvolvendo, recebemos do Andus uma consultoria especializada, da Praxis, e agora vamos avançar para a segunda etapa do projeto. Para tudo isso, com muito apoio de nosso gestor, o prefeito Roberto Naves”, diz.

Programas
Desde o início dessa gestão, em 2017, Anápolis vem se destacando na área ambiental. O município já recebeu premiação do Banco Mundial e outro nacional. Entrou na agenda nacional de desenvolvimento sustentável em parceria com a GIZ e Governo Federal, criou a APA do Ribeirão Piancó, Lei do Programa Pró-Água e inovação da lei de parcelamento do solo. Foram plantadas mais de 750 mil mudas e 242 nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) foram revitalizadas, entre diversos outros produtos. “Tudo isso sem gasto, somente por meio de parcerias”, lembra o consultor da GIZ, Antônio El Zayek, que já foi diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Anápolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *