Unibes é eleita pelo projeto DA do Bem

Salas de aula ganham assinatura de arquitetos e se tornam mais convidativas e funcionais

Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social), atuante há mais de 100 anos na cidade de São Paulo e considerada uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, foi eleita pelo DA do Bem, grupo formado por designers de interiores e arquitetos dedicado a reformar e decorar ONGs, para receber uma reforma no seu Centro de Crianças e Adolescentes (CCA). A parceria entre a Unibes e o projeto é contínua: o CCA é o segundo espaço da Instituição a ser reformado – a sua sede foi o primeiro – e futuramente a Unibes Cultural também ganhará uma transformação. “Escolhemos beneficiar a Unibes pois já conhecíamos a seriedade e relevância do seu trabalho no terceiro setor e ficamos muito orgulhosas em poder contribuir um pouquinho para quem sempre fez tanto pela sociedade carente. É uma honra! ”, explica a idealizadora do DA do Bem, Simone Goltcher.  

Com o objetivo de criar espaços que atendessem às necessidades dos jovens e inspirassem seus aprendizados, treze salas foram reformadas, cada uma por diferentes arquitetos: Sala de Vídeo/Multimídia, assinada pela Fernanda Moreira; Sala Auto Estima, pela dupla Teca Vidigal e Daniela Penna; Salão Nobre, por Karla Cachet e  Paula Nicollini; Sala Ler com Saber pelo duo Vanessa Kraml e Viviana Sessa; Sala de Artes, pelas arquitetas Tais Perina e Adriana Pierantoni; Sala de Jogos, idealizado por Paula Bittar; Sala de Música/ violinos e violoncelos, projeto de Maria do Carmo Boaventura; Sala de Música/ instrumentos de sopro metal, assinada por Claudia Paranhos; Sala de Música / Percussão, por Thais Ribeiro; Sala de Música / Instrumento de sopro clarinete, projeto de Karen Pisacane; Sala de Música / Canto coral, pelo olhar de Isabella Nalon; Sala de Dança, assinada por Fernanda Duarte; e Sala de Teatro, de Semiramis Alice.  

Os ambientes, antes com menos cor e infraestrutura, passaram a ser mais convidativos e funcionais, como forma de motivar, acolher e alegrar os alunos e professores. Desde os materiais de construção, até os elementos decorativos, tudo foi doado por mais de 50 parceiros do projeto, como as cadeiras de Clara Resort e tintas Suvinil.  

Paradas por um período em decorrência da pandemia, as atividades no CCA já começam a voltar ao normal, agora com uma reforma que demonstra o carinho que a Unibes tem pelos assistidos. É uma maneira de proporcionar a eles uma melhor qualidade de vida, conforto, maior usabilidade dos espaços e trazer um pouco de esperança, facilitando o aprendizado e propiciando uma melhora efetiva na sociedade.  

Sobre a Unibes 

Fundada em 1915, a Unibes orgulha-se de ser uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, reconhecida nos setores público e privado por sua credibilidade, eficiência e transparência. O público atendido pela instituição é formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Hoje, mais de 15 mil atendimentos são realizados pela Unibes que tem o propósito de ajudar essas pessoas a transformarem a sua própria história de vida. Este trabalho tem o objetivo de apoiar a educação no contraturno, capacitar para o trabalho, desenvolver a autonomia individual e disseminar o interesse pela cultura, além de apoiar o resgate da autoestima e da qualidade de vida.    

A Unibes tem suas unidades distribuídas em 7 bairros da capital paulista, sendo elas o Centro da Criança e do Adolescente (CCA), o Centro de Educação Infantil Betty Lafer, o Serviço de Assistência à Família (SASF), o Centro Dia, o Núcleo de Convivência para Idosos, a Unibes Cultural, e o Bazar Unibes, além da sede Unibes no bairro Bom Retiro.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *