Exposição reúne em Goiânia peças conceito de mobiliário de designer brasileiro
Mostra propõe experiência com peças autorais em madeira e premiadas internacionalmente no mundo do design, assinadas pelo artista Aristeu Pires
Alice, Beatriz, Aurora, Tarsila, Malu…, Gisele, e entre elas, Caetano, esses são só alguns dos nomes das principais criações do designer brasileiro Aristeu Pires. Um dos maiores talentos da atualidade no segmento de mobiliário autoral e de alto padrão no Brasil e exterior, o artista é o convidado da Terral Conceito para a Exposição Casa, que celebra a abertura do decorado do novo empreendimento da incorporadora, o Casa Conceito Praça do Sol. A ocasião marca ainda o pontapé inicial de um novo momento da empresa no mercado goianiense, além de comemorar os 20 anos de carreira do designer nordestino radicado no Rio Grande do Sul.
A exposição será inaugurada no dia seis de abril e permanecerá aberta à visitação por 70 dias no Espaço Terral, no Setor Marista, em Goiânia, com sete peças autorais do artista, entre cadeiras e poltronas, todas talhadas em madeira, aliando traços leves e contemporâneos para traduzir conforto e aconchego. Entre elas, a Poltrona Gisele, que tem inspiração e homenageia a modelo Gisele Bündchen, e ganhou o primeiro lugar no Prêmio Museu da Casa Brasileira (MCB), em 2007.
O artista tem a base do seu design em peças que são sustentáveis desde sua criação. A madeira é escolhida como matéria prima em quase todas as obras e tem a certificação do Ibama. Segundo Aristeu, o produto, se extraído através de processo de manejo florestal, é uma matéria sustentável e 100% renovável. “Os resíduos são biodegradáveis, gasta menos energia para sua extração. Além disso, o crescimento das árvores retém o carbono da atmosfera através da fotossíntese”.
E a inspiração vem da necessidade do uso, inspirada pela busca da funcionalidade perfeita. “Busco criar algo dentro do que considero imprescindível ou, caso não tenha aquela necessidade específica, tento me colocar no lugar de quem precisa de forma para desenvolver um produto que atenda à funcionalidade”, conta o artista.
A arte da desconstrução
Um dos destaques da mostra fica por conta de uma experiência proposta pelo designer. O público vai poder conhecer as partes que compõem uma cadeira e entender o passo a passo do desenvolvimento do produto.