Os principais problemas da educação brasileira na atualidade, por Ismael Rocha

Ismael Rocha, doutor em Educação e diretor acadêmico da Educa Week (maior evento de educação do Brasil), está disponível para dar entrevistas sobre os principais problemas da educação brasileira, apontando caminhos e soluções para melhorar os índices educacionais do Brasil. Vale lembrar que os últimos resultados do Pisa, de 2018, mostram que o Brasil tem um dos 10 piores desempenhos em matemática do mundo. Em leitura, ficou atrás de mais de 55 países e, em ciências, abaixo de 65 nações. 

Confira, a seguir, 4 pautas que podem ser trabalhadas. Vamos combinar uma entrevista? Abs e obrigada, Caroline Fakhouri KEY PRESS COM 37-99102-7865

1) Defasagem e evasão escolar agravadas pela pandemia e que seguem fortes em 2023. Entre os obstáculos que separam crianças e adolescentes dos estudos estão a pobreza, a falta de acesso à escola e problemas de estrutura nos municípios. 

2) Baixa qualidade do ensino no Brasil. Isso é evidenciado por diversos estudos e indicadores, como o baixo rendimento dos estudantes em avaliações nacionais e internacionais, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Além disso, faltam investimentos e recursos para a educação, além de qualificação dos professores, falta de metodologias e recursos pedagógicos modernos, falta de avaliação e monitoramento do desempenho acadêmico e políticas educacionais eficazes.

3) Falta de investimentos na inovação. A implementação da educação 5.0 passa por investimentos em estrutura e tecnologia, mas não só: é preciso repensar na forma da aprendizagem e capacitar educadores para alcançar a inovação.

4) Inclusão das famílias na vida escolar. O trabalho de conscientização sobre a importância da parceria escola e família é imprescindível para a construção de valores de crianças e jovens. A grande maioria dos pais não tem noção do peso que têm no comportamento dos filhos. Alguns acham que é suficiente só os colocarem em uma boa escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *