Prefeito de Quirinópolis é eleito presidente da AMESGO

Além do desenvolvimento conjunto dos municípios, saúde será o principal foco da diretoria em 2022

Na manhã desta quinta-feira (20) aconteceu, em Goiânia, a reunião que elegeu a nova diretoria que vai assumir a Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo) em 2022. Na presidência, o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula foi escolhido tendo a saúde pública do sudoeste goiano como principal foco para a gestão em 2022. Ao seu lado, o prefeito de Cachoeira Alta, Rodrigo Mendonça, assumiu como vice-presidente; Ricardo Goulart, prefeito de Itarumã, veio como 2º vice-presidente e a prefeita de Portelândia, Marli David, assumiu como tesoureira da nova diretoria.

Ao todo, 15 chefes do executivo municipal participaram da reunião, bem como representantes da FGM e AGM. Durante o encontro, a então presidente da AMESGO, Ana Cláudia Lemos, prefeita de Caçu, ressaltou que, apesar dos desafios de uma gestão durante um ano pandêmico, trabalhou para fortalecer a associação entregando um caixa positivo ao próximo gestor e um maior número de associados durante o último ano. Ana Cláudia destacou, por fim, a importância da associação para o desenvolvimento da região. “A AMESGO é isso: compartilhar nossos sofrimentos e alegrias”, iniciou, “e possui uma força imensa na saúde”, finalizou.

Frente ampla pela Saúde
Assim, reconhecida pelo seu trabalho junto aos municípios associados, a Amesgo mantém uma casa de apoio em Goiânia que recebe a população das cidades filiadas que vai à capital realizar exames ou consultas médicas. Neste sentido, durante seu discurso, Anderson ressaltou que uma das grandes metas para o ano será utilizar a força da associação para otimizar ainda mais o trabalho de gestão em saúde no sudoeste goiano e propôs também para isso a criação de um consórcio intermunicipal entre os 28 municípios do sudoeste goiano que compõem a AMESGO.

“O que eu quero é que tenhamos forças e representatividade para sentar à mesa e colocar nossas demandas e necessidades ao governo”, explicou o presidente eleito. “Muitos de nós somos municípios pequenos em termos populacionais, mas, juntos, nos tornamos grandes”, completou. Neste sentido, o prefeito de Itarumã, Ricardo Goulart, acrescentou: “as nossas dificuldades e demandas são muito semelhantes. Por isso, as associações, quando bem geridas, geram benefícios muito grandes e esse resultado só depende de nós. Podemos ser uma força”.

Neste sentido, com forte apelo municipalista, Anderson ressaltou que esse projeto de integração municipal vem da experiência conquistada com a instalação de uma Policlínica do governo estadual em Quirinópolis. “Não existe outro motivo para eu estar aqui se não a regionalização da saúde e o trabalho que temos feito neste sentido em Quirinópolis”, explicou.

Atualmente, o município recebe pacientes das 28 cidades do sudoeste goiano para tratamento ambulatorial, o que, em termos práticos, diminuiu o tempo de regulação, gera economia ao poder público em termos de deslocamento e logística e retira da capital uma grande demanda. Tudo isso, é claro, impacta diretamente na qualidade de vida e atendimento dos pacientes. Como exemplo da efetividade desse movimento de regionalização da saúde e fortalecimento dos municípios, a prefeita de Caçu, Ana Cláudia, explicou que “com a Policlínica em Quirinópolis, hoje, em, no máximo dois dias eu já tenho meus pacientes regulados”.

Com tudo isso, o secretário executivo da FGM, Natan Gomes, representando o presidente Haroldo Naves completou: “com o foco em saúde, entendo que a Amesgo não poderia estar em melhores mãos”. Agradecendo à força que recebeu dos gestores, Anderson prometeu que não vai medir esforços para reunir municípios e fortalecer o sudoeste por meio da Amesgo. “A ideia é fortalecer cada dia mais. Vou buscar os demais prefeitos para a gente somar”, começou, “ no meu caso, que entrei agora na gestão pública, vi o tanto que isso faz diferença na vida das pessoas”, concluiu.

Perfil
Anderson de Paula Silva, do PDT, é empresário e agricultor, casado, pai de três filhos. Exerce seu primeiro mandato como prefeito de Quirinópolis eleito em 2020, com 13.793 votos, em uma das vitórias mais expressivas da história do município, com mais de 5 mil votos à frente do segundo colocado. Em 2021, recebeu do seu partido o título de Prefeito Revelação por Inovação em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *