Anápolis pode se tornar um grande centro de distribuição de uma das maiores empresas de comércio eletrônico mundial
Em reunião com o grupo Alibaba, em Xangai, prefeito Roberto Naves disse ainda do interesse de empresas chinesas se mudarem para o Brasil
Fazer de Anápolis um grande centro de distribuição foi um dos pontos altos discutidos em reunião, neste sábado, 4, em Xangai, na China, entre o prefeito Roberto Naves e representantes do grupo Alibaba, uma das maiores empresas de comércio eletrônico mundial. Participaram do encontro, a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, o deputado estadual Jamil Calife, juntamente com representantes do porto seco.
O potencial logístico de Anápolis foi um dos pontos discutidos na reunião. “Hoje eles têm duas bases de distribuição dos produtos que a Alibaba vende, uma está no Rio de Janeiro e outra em São Paulo e ficou encaminhado que, das bases de expansão que eles vão ter num futuro bem próximo, já previsto para o ano que vem, tudo indica que será na cidade de Anápolis por todo o potencial que nós temos, por tudo aquilo que nós conseguimos apresentar”, disse o prefeito Roberto Naves.
Da mesma forma, foi colocado também pela diretoria da empresa o interesse de algumas indústrias chinesas que vendem produtos no mercado consumidor brasileiro em se instalarem no Brasil para reduzir custos, principalmente de impostos. “Foi uma reunião muito produtiva e que eu tenho certeza que vai render ótimos frutos para a nossa cidade com investimentos, desenvolvimento e ampliação do nosso distrito agroindustrial, o Daia”, ressaltou o chefe do Executivo.
Kai Li, gerente responsável pela América Latina na Divisão Internacional do Grupo de Negócios Digitais da AliExpress, disse que está muito feliz de estreitar laços com o Brasil. “Nós estamos muito ansiosos para investir mais no Brasil. Nós também queremos buscar parcerias, como vocês aqui, e esperamos construir mais relações no futuro próximo”, destacou o executivo quando questionado da importância da visita da comitiva na China.
A comitiva, organizada pelo governador Ronaldo Caiado, está por vezes se dividindo para conseguir atender ao maior número de agendas possível. “Nós estamos na comitiva do governador de Goiás, que está se encontrando com diversos líderes de governo, então às vezes temos que nos dividir para podermos aproveitar melhor o tempo e para poder fazer realmente essa missão”, explicou Roberto Naves.
A China, com aproximadamente 1,4 bilhões de habitantes, tem a economia pulsante. “Estamos trabalhando bastante mostrando o estado de Goiás, mostrando Anápolis para o mundo, este que é um grande mercado consumidor. Hoje é o grande centro econômico do mundo e o que nós queremos é estar ampliando cada vez mais essa relação com o mercado chinês porque eu tenho certeza de que Anápolis tem muito a ganhar”, concluiu o prefeito.