Central de Custódia participa de encontro “Diálogos sobre Logística Reversa no Centro Oeste” abordando sustentabilidade, economia circular e inclusão
Logística reversa de embalagens pós-consumo avança no Brasil
No próximo dia 27 de fevereiro, terça-feira, Fernando Bernardes, diretor de operações da Central de Custódia, estará presente no evento “Diálogos sobre Logística Reversa no Centro Oeste”, promovido pela Escola de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Emago), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do estado de Goiás.
O encontro tem como objetivo discutir a gestão de resíduos sólidos e a implementação da logística reversa na região, com um foco especial no desenvolvimento da economia circular, sustentabilidade e inclusão social. Na sua apresentação, Fernando abordará o papel do verificador de resultados independente, sua inclusão obrigatória na legislação federal e de vários estados, e os benefícios que isso traz para a segurança de todos os elos da cadeia.
Além de Fernando Bernardes, o evento contará com a participação de importantes figuras, como Ricardo de S. Carneiro (Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso – SEMA-MT), Thais Caramori (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul – IMASUL), Juliano Araújo (Ministério Público de Goiás – MP-GO) e Ana Carolina João (Instituto Giro), entidade gestora parceira da Central de Custódia.
Atuando como verificador de resultados da logística reversa de embalagens no Brasil, a Central de Custódia registrou a marca de mais de 1,8 milhão de toneladas verificadas de embalagens pós-consumo retornadas ao ciclo produtivo desde 2021.
No balanço do sistema da Central de Custódia, é possível observar a evolução da logística reversa de embalagens no Brasil. Em quantidade de massa recuperada verificada pela empresa observa-se um crescimento significativo: em 2021 foram registradas cerca de 156 mil toneladas; em 2022 mais de 600 mil; já em 2023 a empresa contabilizou mais de 1 milhão de toneladas.
Sobre o Evento:
O evento será realizado online, das 9h às 12h, e é inteiramente gratuito. O público-alvo são profissionais de sustentabilidade e ESG, empresas geradoras de embalagens e entidades representativas do segmento. As inscrições podem ser feitas através do link aqui.