4 tendências de decoração para 2022
As apostas do momento convergem com as mais recentes transformações sociais, ressaltando estética confortável, versátil, orgânica e pós-moderna
Novo ano e novas metas! Quem ama decoração, design assinado e arquitetura, fica sempre de olho nas tendências de cada novo ano. Colocou como resolução dar uma repaginada na casa em 2022? Confira a seguir o que vai estar em alta e inspirações separadas pela Herman Miller Brasil, grupo internacional de soluções de design para casa e ambientes de trabalho.
1. Conforto visual
Sofá Silhouette e Mesa Lateral Tray – HAY
Os últimos anos trouxeram um olhar mais cuidadoso para casa. Agora, além de estar em consonância com a essência de quem mora, existe também o apelo ao conforto.
Isso pode ser representado por uma estética visual com ambientes mais integrados, layout distribuído e móveis essenciais, com linhas simples e poucos detalhes. O ambiente passa, portanto, a inspirar produtividade e liberdade.
2. Biofilismo
Cadeira Mirra e Mesa OE1 Ash – Herman Miller
A biofilia, termo popularizado por Edward Osborne Wilson, é a tendência natural de voltar a atenção às coisas vivas. Na arquitetura, corresponde não apenas a implementação de mais verde nos projetos, como paredes vivas e hortas, mas também soluções que possibilitam a incorporação das formas da natureza à casa – ou até mesmo escritórios.
Nesse caso, são valorizadas as formas orgânicas, ou seja, linhas curvas inspiradas na simetria da natureza.
3. Multifuncionalidade
Escrivaninha Copenhague e Cadeira Soft Edge – HAY
O clima de incertezas trazido pela pandemia fez com que a função dos cômodos e dos móveis da casa mudassem também. Por isso, existe forte apelo por ambientes e mobiliário adaptados e flexíveis à nova rotina. Mesas de jantar podem facilmente se transformar em home office e escrivaninhas podem virar penteadeiras quando não estão sendo usadas para trabalhar.
4. Pós-moderno
Poltrona e Otomana Charles Eames – Herman Miller
O momento atual da sociedade é representado pela sociologia como pós-modernidade. Esteticamente, esse movimento olha para o passado com certa nostalgia, o que acaba tendo resultado direto no design. É assim que o retrô entra na decoração das casas e a estética dos anos 70 e 80 volta ao protagonismo.
Sobre a Herman Miller
Desde 1905, o design de mobiliário inspirador da Herman Miller, suas inovações tecnológicas e seus serviços estratégicos ajudam as pessoas a fazerem grandes coisas e as organizações a executarem o seu melhor. Em 2018, a empresa criou o Grupo Herman Miller, que apresenta ao mercado uma gama de marcas cuidadosamente selecionadas que inclui Colebrook Bosson Saunders, Design Within Reach, Geiger, HAY, Maars Living Walls, Maharam, naughtone, and Nemschoff. Guiado por um único propósito – design para o bem da humanidade – o Grupo oferece e desenvolve soluções completas para os mais diversos e importantes ambientes dos seus clientes, ao mesmo tempo que contribui para um futuro mais justo e sustentável para todos. A Herman Miller está incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones e tem ações negociadas na NASDAQ Global Select Market sob o símbolo MLHR. Para mais informações acesse: https://www.hermanmiller.com/pt_br/about/