Como construir uma carreira que vai além da empresa que você trabalha

Business Influencer e Coach Executivo Adriano Lima explica quais os principais caminhos para evitar que uma demissão tire sua jornada profissional dos trilhos

O mercado tem acompanhado um movimento de demissões em massa no último ano. Um dos setores que até então era considerado um dos mais promissores para o desenvolvimento de carreira, a tecnologia, demitiu mais de 206 mil pessoas no mundo inteiro somente em 2023, de acordo com o site Layoffs. fyi. Outro estudo feito pela empresa Capterra mostra que 57% das pequenas e médias empresas de ramos diversos fizeram cortes no último ano no Brasil.

Entre esses desligamentos estão colaboradores que dedicaram parte da sua carreira para uma companhia específica e agora precisam recomeçar. O especialista em Recursos Humanos Adriano Lima explica como construir uma carreira que vai além do seu crachá. “É importante que a gente também tenha a nossa própria identidade e marca profissional. Você não pode ser só um personagem que vive o sobrenome corporativo”, avalia Adriano.

O especialista com mais de 30 anos de RH explica que “ir além do próprio crachá é fundamental para que cada um possa tomar as rédeas da própria carreira”. Assim como tantos que hoje enfrentam essa situação, ele precisou passar por diversas reinvenções para conseguir superar a quebra de vínculo da demissão e também a própria opção de deixar um local para seguir os seus objetivos individuais. Essas experiências estão detalhadas no novo livro de Adriano: “Você em Ação – Inspire-se Para Vencer”, da editora Qualitymark.

Tendo ocupado diferentes cadeiras em grandes empresas do mercado – Itaú Unibanco, Dasa, Mastercard, Unilever e atualmente como CHRO da Minerva Foods, Adriano Lima explica que a construção de uma marca profissional individual é a sua porta de entrada para um controle ainda mais independente da sua carreira.

Entendendo o que é identidade profissional

“Desenvolver uma identidade profissional única é um dos principais passos na construção de uma carreira independente da empresa onde se trabalha”, explica o especialista. Uma marca pessoal sólida pode ser o diferencial para enfrentar momentos de transição na carreira ou demissões em massa.

Adriano Lima enfatiza a importância de se destacar como um profissional com identidade própria. “Mesmo quando eu estava em uma posição de prestígio, como diretor de RH do Itaú, eu sempre me enxergava como Adriano Lima” , completa. Essa mentalidade não apenas o ajudou a construir uma carreira de sucesso, mas também a se manter resiliente diante de desafios e mudanças no mercado de trabalho.

É importante lembrar que ter uma identidade profissional distinta não significa se desvincular da empresa, mas complementar essa relação. “É preciso ter em mente que essa marca pessoal é um dos pilares, você não é completamente autônomo quando está empregado por uma empresa, então tem que manter o compromisso e a ética em todos os momentos”, completa o especialista.

Como construir a sua marca

A construção dessa marca é fundamental para se destacar em um ambiente competitivo. A primeira etapa desse processo é definir sua visão, missão e valores profissionais, que servirão como base para a construção de sua marca. “Entenda o seu valor como ser humano e como você pode contribuir, como por exemplo: sou um profissional de contabilidade que quero ajudar pequenos empreendedores a organizarem suas finanças”, explica Adriano Lima.

A partir daí, é importante destacar suas habilidades, experiências e conquistas que o tornam único no seu campo de atuação. Ter consciência disso é importante para que a marca profissional seja refletida em todos os aspectos da sua vida profissional, desde sua presença online, nas redes sociais e conteúdo que compartilha, até suas interações no ambiente de trabalho. “O que te torna diferente dos demais? Se faça essa pergunta constantemente”, orienta Adriano.

Se o contrato com a empresa permitir, é importante que você consiga se concentrar em seus projetos paralelos independente da sua área de atuação. “Use de suas conexões para conseguir trabalhos esporádicos, participar de eventos, criar seu próprio livro ou curso ou começar um novo negócio aos poucos”, são algumas das ideias de por onde começar a construção desse grande projeto individual.

Quais as vantagens de se destacar

“Ao construir uma marca reconhecida no mercado, você se torna uma entidade valorizada, o que abre portas para novas oportunidades e escolhas”, ressalta o especialista. Essas são somente algumas das vantagens de se destacar como profissional independente da empresa, o conjunto vai além de manter o emprego em tempos de demissão em massa, é o ter controle sobre sua própria carreira.

Muitas vezes, uma empresa pode considerar que, em determinado momento, você não se encaixa mais em sua estratégia ou necessidades, e vice-versa. “Ter uma carreira independente da empresa significa que você não fica à mercê dessas decisões corporativas”, explica. O especialista ainda aponta que você tem a capacidade de explorar outras oportunidades, movimentar-se de acordo com seus objetivos.

Como lidar com o ciúmes corporativo

“Quando um profissional se destaca em múltiplas frentes e constrói uma marca pessoal forte, é natural que surjam sentimentos de ciúmes no ambiente corporativo”, explica o especialista. Ele conta que esses sentimentos podem variar desde a inveja até o orgulho ferido de colegas e até superiores.

O especialista diz que empresas têm que apoiar e valorizar os profissionais que estão construindo suas marcas pessoais, desde que isso não comprometa suas funções principais. “É importante que as organizações reconheçam o valor de ter profissionais com identidades fortes, pois isso não apenas fortalece a equipe, mas também beneficia a empresa como um todo”, recomenda. “Essa valorização pode ajudar a atenuar os sentimentos de ciúmes no ambiente de trabalho”, completa.

Dar o passo para construir uma carreira que vai além da empresa é a primeira porta para o seu sucesso profissional. Demissões e transições de carreira são comuns durante a jornada, por isso o especialista ressalta que “ter uma identidade profissional distinta não apenas fortalece o indivíduo, mas também enriquece o ambiente de trabalho e contribui para o sucesso a longo prazo”.

Sobre o livro Você em Ação: Inspire-se Para Vencer

Lançado este ano, “Você em Ação: Inspire-se Para Vencer” é um livro inspirador que mergulha na jornada de reinvenção pessoal e profissional de mais de 30 anos do executivo de recursos humanos, Adriano Lima, e de outras pessoas que ele conheceu ao longo da jornada. Com uma narrativa envolvente, Adriano compartilha sua própria experiência de se ver sem emprego e sem casamento no auge de seus 50 anos, desencadeando uma jornada de autodescoberta e transformação. Ao abordar questões profundas sobre carreira, vida pessoal e mudança, o autor desafia o leitor a considerar o que faria se tivesse a oportunidade de planejar seu próprio caminho de reinvenção.

Sobre Adriano Lima

Adriano Lima é executivo de Recursos Humanos com mais de 30 anos de experiência em carreira, liderança e gestão de pessoas e um verdadeiro apaixonado por gente. Atualmente ocupa a cadeira de CHRO Global Minerva Foods. Ganhador por dois anos consecutivos do Prêmio TOP of Mind de RH em 2022 e 2023. Já passou por empresas renomadas como Amil, Mastercard, Unilever, Itaú Unibanco e Itaú International, Banco Safra, Grupo Dasa e Neon. É colunista fixo da Revista Exame e criador de conteúdo para redes sociais, reunindo mais de 100 mil fãs em suas páginas. Proprietário da AL + People & Performance Solutions, presta serviços de consultoria, palestra e coach para startups, investidores, executivos e profissionais de RH. É autor do livro “Você em Ação”, com destaques inspiradores da própria jornada profissional e de outros grandes nomes do mercado.

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