DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED REGIONAL SUL GOIÁS FALA SOBRE O PAPEL DA REDE PRIVADA NO ENFRENTADO À PANDEMIA

Por Néci Dourado

Os profissionais de saúde sempre tiveram um papel fundamental, para não dizer vital, na nossa sociedade, mas nos últimos 12 meses eles tem sido considerados verdadeiros heróis no combate a pandemia do Coronavírus. Profissionais da rede pública e privada somam esforços ao redor do mundo para atender os pacientes e aqui na nossa região, a Unimed Sul Goiana, tem prestado um serviço de extrema relevância na guerra contra a Covid-19. À frente da instituição, o Diretor Presidente, Dr. Antônio Cokely Ribeiro, concedeu a Revista Tempo uma entrevista exclusiva. Confira.

Revista Tempo: Como a Unimed Regional Sul se preparou para enfrentar a pandemia do Coronavírus, mesmo este sendo um inimigo que chegou de forma rápida e agressiva?

Dr. Antônio Ricardo Cokely Ribeiro: Essa pandemia veio de uma forma avassaladora, pegou o mundo inteiro de surpresa e a ciência teve que trabalhar rapidamente para buscar uma solução. Desde o início, tudo que foi recomendado de protocolos a UNIMED seguiu à risca. Toda as medidas de proteção aos colaboradores, equipe médica e pacientes foram tomadas. Adquirimos e disponibilizamos os equipamentos adequados para enfrentar o vírus e minimizamos o risco, apesar de ser um vírus altamente transmissível.

Revista Tempo: E no atendimento aos pacientes, Dr. Ricardo, como tem sido?

Dr. Antônio Ricardo Cokely Ribeiro: Precisamos agir rápido mas os pacientes foram sempre atendidos da melhor maneira possível e com o profissionalismo de sempre. O nosso corpo clinico é altamente capacitado e estar na Unimed significa estar em boas mãos. No meio do ano passado montamos um ambulatório para atender exclusivamente casos de Covid-19, visando diminuir a ida dessas pessoas ao pronto socorro e buscando, teoricamente, concentrar esse atendimento em um só lugar. Entre a primeira onda e a segunda nós não baixamos a guarda, mas desativamos esse ambulatório. Quando começamos a perceber a segunda onda e que ela viria com força, reativamos o ambulatório e demos atenção total. Infelizmente ela veio com ainda mais força e uma letalidade ainda maior, inclusive aqui na nossa região, no Sul de Goiás. Mas nossa equipe continuou trabalhando duro e nesse ambulatório por exemplo, é feito um atendimento essencial, com dois médicos, atendendo aqueles pacientes que possuem condição de serem tratados em casa. Dessa forma esse local é uma espécie de filtro, com as pessoas sendo atendidas por agendamento e não precisando de estarem em uma emergência. A Unimed busca verdadeiramente cuidar das pessoas.

Revista Tempo: E como tem sido essa colaboração da rede privada na pandemia?

Dr. Antônio Ricardo Cokely Ribeiro: A saúde privada é também essencial no combate a pandemia, pois atendemos centenas de pacientes de Covid que se não fosse o sistema particular, a superlotação do sistema único de saúde seria bem maior. Existe um grande esforço entre a saúde pública e privada, um esforço conjunto. Quando chegaram as doses de vacina a secretaria de saúde nos atendeu prontamente, disponibilizando as doses para imunizar os colaboradores do hospital que atuavam com pacientes do Covid-19. Isso também é reconhecimento pelos nossos serviços prestados, que são essenciais e de alto risco.

Revista Tempo: O senhor foi recém alocado no cargo de diretor presidente, quais os principais desafios de agora em diante?

Dr. Antônio Ricardo Cokely Ribeiro: O espírito da Unimed e dar continuidade no trabalho já realizado em cada diretoria, e isso é o que já estamos fazendo. Afinal a saúde é um sistema complexo e ela deve ser gerida de forma construtiva, somando, evoluindo. A cada novo gestor a linha é a da continuidade evolutiva. Todos que por aqui passaram deixaram uma contribuição histórica, desde os que fundaram as bases, depois os que estruturaram a cooperativa, depois os que tomaram frente para a construção do hospital, depois a construção das UTI`S e agora os próximos passos de melhorias contínuas, como a hemodinâmica, recém inaugurada. Enfim, é um processo contínuo e a minha diretoria faz parte dessa continuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *