Empreendedorismo feminino. Você tem esse feeling?

Por Beatriz Cunha

Você sabia que existem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil? Os dados são do Sebrae, e mostram que o número de empreendedoras cresceu 21% de 2001 a 2011. Por outro lado, o número de homens que empreendem aumentou somente 9%.

As mulheres estão cada vez mais independentes e apesar de todos os desdobramentos que elas precisam fazer entre tarefas domésticas e o cuidado com os filhos, muitas conseguem ser bem sucedidas no âmbito profissional.

Mas entrar no mundo do empreendedorismo não é uma tarefa fácil. Temos que levar em consideração diversos aspectos como a necessidade financeira, a busca por horários flexíveis, a dificuldade de voltar ao mercado de trabalho após a maternidade e tantos outros.

Em sua maioria, as mulheres são atuantes no ramo da beleza, da moda e alimentação. Quem não conhece uma vizinha, amiga ou parente que faz aquela comida deliciosa ou que tem um salão de beleza ou aquela que vende roupas e cosméticos de porta em porta? Elas conseguem movimentar o mercado de trabalho com os seus produtos e serviços, e muitas são responsáveis por manterem a sua renda familiar.

Conhecemos vários exemplos de mulheres de sucesso que começaram aos poucos, mas que com o tempo viram os frutos do seu trabalho. Um nome de grande inspiração é Cristina Junqueira, ela é co-fundadora da Nubank, uma empresa que revolucionou os serviços financeiros oferecendo um cartão de crédito sem banco e sem anuidade. Com várias facilidades para descomplicar a vida das pessoas. Que sacada a dela!!

Outro exemplo é a Helena Trajano que hoje é considerada uma das três mulheres mais poderosas do Brasil. Você com certeza já ouviu muito falar na empresa que ela comanda desde 1992. O Magazine Luíza. Ela implantou ideias inovadoras e fez uma transformação digital de sucesso que mantém até hoje.

Se você se sentiu inspirada por essas mulheres, não tenha medo de realizar mudanças e começar do zero. Empreender pode ser difícil, estressante e gerar incertezas, mas nenhuma empreendedora obteve o sucesso da noite para o dia.

Acredite na sua ideia, no seu potencial, no processo, confie que você é capaz de aprender coisas novas, e acima de tudo, não tenha medo de falhar. O sucesso vem com o tempo e o aprendizado.

Conquiste seu espaço na sociedade. A economia do país agradece. Que com o passar dos anos tenhamos cada vez mais mulheres empoderadas e empreendedoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *