Volume dos serviços cresce 2,6% em novembro
Em novembro de 2020, o volume de serviços no Brasil cresceu 2,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal, sexta taxa positiva seguida, gerando um ganho acumulado de 19,2%. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com novembro de 2019, o volume de serviços recuou 4,8% em novembro de 2020, nona taxa negativa seguida. No acumulado do ano, o volume de serviços caiu 8,3% frente a igual período de 2019. O acumulado nos últimos doze meses (7,4%) manteve a trajetória descendente iniciada em janeiro (1,0%) e apontou o resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica, iniciada para esse índice, em dezembro de 2012.
Período | Variação (%) | |
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Volume | Receita Nominal | |
Novembro 20 /Outubro 20* | 2,6 | 2,7 |
Novembro 20 / Novembro 19 | -4,8 | -4,1 |
Acumulado Janeiro-Novembro | -8,3 | -7,6 |
Acumulado nos Últimos 12 Meses | -7,4 | -6,5 |
*série com ajuste sazonal |
Ao avançar 2,6% em novembro de 2020, o setor de serviços apresentou a sexta taxa positiva consecutiva, com ganho acumulado de 19,2%. Contudo, este avanço ainda é insuficiente para reverter a perda de 19,6% verificada entre fevereiro e maio. Assim, o volume de serviços no Brasil ainda se encontra 14,1% abaixo do recorde histórico, de novembro de 2014 e 3,2% abaixo de fevereiro de 2020.
A alta de 2,6% do volume de serviços de outubro para novembro de 2020 foi acompanhada pelas cinco atividades investigadas. Os destaques foram para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,4%), serviços prestados às famílias (8,2%) e profissionais, administrativos e complementares (2,5%). Os dois primeiros setores foram os mais afetados pela pandemia da COVID-19, que impactou mais duramente os serviços de caráter presencial.
Os transportes, com a sétima alta seguida, já acumulam ganho de 26,7% entre maio e novembro, mas ainda necessitam avançar 5,4% para voltar ao nível de fevereiro. Os serviços prestados às famílias registraram a quarta alta seguida e já acumulam ganho de 98,8% nos últimos sete meses, mas ainda precisam crescer 34,2% para retornar ao patamar de fevereiro. Por sua vez, os serviços profissionais, administrativos e complementares chegaram a um ganho de 9,5% no período de junho a novembro, após caírem 16,8% entre fevereiro e maio.
Os demais avanços vieram dos serviços de informação e comunicação (0,5%) e de outros serviços (0,5%). A primeira atividade acumula um ganho de 4,6% de setembro a novembro; e a última volta a subir, após ter recuado 3,9% em outubro. Ambos são os únicos setores que já superaram o nível de fevereiro, impulsionados pelos bons desempenhos dos segmentos de tecnologia da informação; e dos serviços financeiros auxiliares, respectivamente.
A média móvel trimestral dos serviços cresceu 2,2% no trimestre encerrado em novembro frente a outubro, mantendo trajetória ascendente desde julho. Entre os setores, houve altas nas cinco atividades, com destaque para serviços prestados às famílias (7,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,0%), informação e comunicação (1,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e outros serviços (0,7%).
Frente a novembro de 2019, o volume do setor de serviços caiu 4,8%, nona taxa negativa seguida para este tipo de indicador. Em novembro de 2020, houve retração em três das cinco atividades e altas em 35,5% dos 166 tipos de serviços investigados.
Entre as atividades, os serviços os serviços profissionais, administrativos e complementares
(-10,7%) e os serviços prestados às famílias (-26,2%) exerceram as influências negativas mais importantes. Os primeiros foram pressionados, pela queda nas receitas das empresas que atuam nos ramos de gestão de ativos intangíveis; organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções; limpeza geral; atividades técnicas relacionadas à arquitetura e à engenharia; agências de viagens; e locação de automóveis. Já nos serviços prestados às famílias as maiores pressões vieram da queda nas receitas de restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e atividades de condicionamento físico.
O outro recuo veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,7%), explicado, principalmente, pela queda de receita das empresas de transporte aéreo, rodoviário coletivo e metroferroviário (todos de passageiros); e de correio nacional.
Em contrapartida, as contribuições positivas vieram de outros serviços (7,3%) e de serviços de informação e comunicação (1,0%), impulsionados pelo aumento de receita das empresas dos ramos de administração de bolsas e mercados de balcão organizados; recuperação de materiais plásticos; corretoras de títulos e valores mobiliários; atividades de pós-colheita; e tratamento e disposição de resíduos não perigosos, no primeiro setor; e de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; e atividades de TV aberta, no último.
Pesquisa Mensal de Serviços – Volume de Serviços, segundo as atividades de divulgação – Novembro 2020 – Variação (%) | ||||||||||||
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Atividades de Divulgação | Mês/Mês anterior (1) | Mensal (2) | Acumulado no ano (3) | Últimos 12 meses (4) | ||||||||
SET | OUT | NOV | SET | OUT | NOV | JAN-SET | JAN-OUT | JAN-NOV | Até SET | Até OUT | Até NOV | |
Volume de Serviços – Brasil | 2,2 | 1,8 | 2,6 | -7,0 | -7,4 | -4,8 | -8,8 | -8,7 | -8,3 | -6,0 | -6,8 | -7,4 |
1. Serviços prestados às famílias | 10,0 | 5,0 | 8,2 | -36,4 | -29,9 | -26,2 | -38,6 | -37,7 | -36,6 | -28,4 | -31,1 | -33,4 |
1.1 Serviços de alojamento e alimentação | 10,3 | 6,8 | 9,1 | -38,4 | -30,4 | -26,0 | -40,2 | -39,1 | -37,9 | -29,4 | -32,2 | -34,4 |
1.2 Outros serviços prestados às famílias | 11,1 | -3,1 | 1,5 | -25,1 | -27,4 | -27,6 | -30,0 | -29,7 | -29,5 | -23,1 | -25,2 | -27,5 |
2. Serviços de informação e comunicação | 2,1 | 2,0 | 0,5 | -0,8 | 0,0 | 1,0 | -2,5 | -2,3 | -2,0 | -0,9 | -1,3 | -1,5 |
2.1 Serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) | 1,5 | 1,7 | -0,3 | 1,4 | 3,4 | 2,8 | -0,1 | 0,2 | 0,5 | 0,7 | 0,7 | 0,7 |
2.1.1 Telecomunicações | 0,2 | -0,2 | -0,5 | -2,8 | -2,7 | -3,2 | -3,7 | -3,6 | -3,5 | -3,1 | -3,2 | -3,4 |
2.1.2 Serviços de tecnologia da informação | 3,5 | 5,3 | -0,2 | 8,8 | 14,6 | 13,2 | 6,5 | 7,4 | 7,9 | 7,7 | 8,1 | 8,3 |
2.2 Serviços audiovisuais | 5,8 | 0,2 | 5,6 | -16,9 | -21,6 | -9,5 | -19,7 | -19,9 | -18,8 | -11,7 | -15,2 | -16,7 |
3. Serviços profissionais, administrativos e complementares | -0,3 | 1,0 | 2,5 | -13,3 | -13,4 | -10,7 | -11,8 | -12,0 | -11,8 | -8,0 | -9,4 | -10,6 |
3.1 Serviços técnico-profissionais | -1,2 | 2,2 | 2,5 | -7,1 | -6,6 | -2,9 | -6,3 | -6,3 | -5,9 | -1,9 | -3,2 | -4,6 |
3.2 Serviços administrativos e complementares | 1,6 | 0,3 | 1,5 | -15,5 | -16,0 | -13,7 | -13,7 | -13,9 | -13,9 | -10,1 | -11,6 | -12,7 |
4. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio | 1,6 | 2,0 | 2,4 | -5,9 | -8,1 | -3,7 | -8,6 | -8,5 | -8,1 | -6,6 | -7,3 | -7,5 |
4.1 Transporte terrestre | 2,8 | 1,9 | 4,2 | -8,1 | -10,6 | -4,9 | -13,0 | -12,7 | -12,0 | -10,4 | -11,3 | -11,5 |
4.2 Transporte aquaviário | 3,2 | 0,8 | -3,8 | 10,9 | 9,0 | 1,4 | 11,2 | 10,9 | 10,0 | 9,2 | 9,8 | 9,5 |
4.3 Transporte aéreo | 21,4 | 0,9 | 6,8 | -35,5 | -37,7 | -32,0 | -37,6 | -37,6 | -37,1 | -27,1 | -30,4 | -33,1 |
4.4 Armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio | -1,8 | 1,9 | 1,6 | 2,4 | 0,4 | 5,2 | 2,3 | 2,1 | 2,4 | 1,9 | 1,7 | 2,4 |
5. Outros serviços | 5,7 | -3,9 | 0,5 | 13,2 | 8,6 | 7,3 | 6,1 | 6,4 | 6,5 | 6,5 | 6,8 | 6,9 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria; (1) Base: mês imediatamente anterior – com ajuste sazonal; (2) Base: igual mês do ano anterior; (3) Base: igual período do ano anterior; (4) Base: 12 meses anteriores. |
No acumulado do ano, frente a igual período de 2019, o setor de serviços recuou 8,3%, com queda em quatro das cinco atividades e altas em apenas 25,9% dos 166 tipos de serviços investigados. Entre os setores, os serviços prestados às famílias (-36,6%) exerceram a principal influência negativa, devido à queda nas receitas de restaurantes; hotéis; e de catering, bufê e outros serviços de comida preparada. O setor ainda mostra ritmo lento de retomada de suas atividades, em função do caráter presencial da prestação de seus serviços.
Outras pressões negativas importantes vieram de serviços profissionais, administrativos e complementares (-11,8%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio
(-8,1%). Os resultados do primeiro ramo são explicados, principalmente, pela redução na receita das empresas de gestão de ativos intangíveis; administração de programas de fidelidade; soluções de pagamentos eletrônicos; limpeza geral; agências de viagens; organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções; atividades técnicas relacionadas à arquitetura e à engenharia; e aluguel de máquinas e equipamentos.
Na segunda atividade, houve queda de receita em transporte aéreo de passageiros; rodoviário coletivo de passageiros; rodoviário de cargas; correio nacional; e metroferroviário de passageiros.
Com menor impacto no índice geral, frente às demais atividades, os serviços de informação e comunicação (-2,0%) tiveram perdas de receita nos segmentos de telecomunicações; programadoras e atividades relacionadas à televisão por assinatura; atividades de exibição cinematográfica; operadoras de TV por satélite; e consultoria em tecnologia da informação.
Em contrapartida, a única contribuição positiva no acumulado de janeiro a novembro de 2020, frente a igual período do ano anterior, ficou com o setor de outros serviços (6,5%), impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de corretoras de títulos, valores mobiliários e mercadorias; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; atividades de administração de fundos por contrato ou comissão; e coleta de resíduos não perigosos de origem doméstica, urbana ou industrial.
Serviços cresceram em 19 das 27 Unidades da Federação
Regionalmente, a maior parte (19) das 27 unidades da federação assinalou expansão no volume de serviços em novembro de 2020, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o avanço (2,6%) observado no Brasil – série com ajuste sazonal. São Paulo (3,2%) exerceu o avanço mais importante. Outras contribuições positivas relevantes vieram de Minas Gerais, (2,8%), do Rio de Janeiro (1,3%), do Rio Grande do Sul (3,2%), de Pernambuco (5,2%) e do Paraná (2,1%). Já a principal retração foi do Distrito Federal (-9,9%).
Frente a novembro de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil (-4,8%) foi acompanhado por 22 das 27 unidades da federação. As principais influências negativas ficaram com São Paulo (-3,8%) e Rio de Janeiro (-7,9%), seguidos por Distrito Federal (-18,6%), Paraná (-8,6%) e Rio Grande do Sul (-6,9%). Por outro lado, Santa Catarina (4,6%) assinalou o resultado positivo mais relevante.
De janeiro a novembro de 2020, frente a igual período de 2019, a queda do volume de serviços no Brasil (-8,3%) se deu em todas as 27 unidades da federação. O principal impacto negativo veio de São Paulo (-7,9%), seguido por Rio de Janeiro (-7,5%), Rio Grande do Sul (-13,1%), Paraná (-10,0%), Minas Gerais (-6,9%) e Bahia (-16,0%).
Índice de atividades turísticas tem alta de 7,6% em novembro
Em novembro de 2020, o índice de atividades turísticas cresceu 7,6% frente ao mês imediatamente anterior, sétima taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 120,8%. Mas o segmento de turismo ainda necessita avançar 42,8% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020, já que o isolamento social atingiu mais intensamente boa parte das atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.
Regionalmente, nove das 12 unidades da federação acompanharam este movimento de expansão observado no Brasil, com destaque para São Paulo (11,0%), seguido por Rio de Janeiro (5,4%), Bahia (11,8%), Pernambuco (11,8%) e Goiás (9,9%). Em sentido oposto, Santa Catarina (-7,1%) e Minas Gerais (-3,2%) assinalaram as quedas mais importantes.
Frente a novembro de 2019, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil caiu 29,6%, nona taxa negativa seguida, pressionado, principalmente, pela queda na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; agências de viagens; e locação de automóveis.
Houve quedas nos serviços voltados ao turismo em todas as 12 unidades da federação onde o indicador é investigado, com destaque para São Paulo (-35,4%), Rio de Janeiro (-24,0%), Minas Gerais (-30,5%), Rio Grande do Sul (-37,7%) e Distrito Federal (-40,8%).
No acumulado de janeiro a novembro 2020, o agregado especial de atividades turísticas recuou 37,4% frente a igual período do ano passado, pressionado, sobretudo, pelos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; catering, bufê e outros serviços de comida preparada; e agências de viagens. Houve quedas nos 12 locais investigados, com destaque para São Paulo (-40,3%), Rio de Janeiro (-31,1%), Minas Gerais (-35,8%), Bahia (-39,6%) e Rio Grande do Sul (-43,9%).
Fonte: IBGE