Empreendedorismo feminino de mãe para filha

Conheça histórias de mães que despertaram o empreendedorismo em suas filhas

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, baseados em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2022, o Brasil contava com 10,3 milhões de mulheres donas de negócios, representando 34,4% do universo de proprietários de empresas no país. Este é o maior número registrado desde o início da pesquisa em 2016. Além disso, o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) destaca que, embora muitas mulheres empreendedoras atuem de forma independente, aquelas que empregam demonstram uma propensão a contratar mais mulheres, fortalecendo ainda mais a rede feminina.

Influência essa que vem repercutindo dentro de casa. Filhas de mulheres empreendedoras vem seguindo os passos de suas genitoras. Um exemplo dessa inspiração é a empreendedora Sarah Leão, que administra a marca de roupas femininas fundada por sua mãe, Neuza Leão. Segundo conta Sarah, a marca começou há 18 anos, com o desejo de sua mãe em empreender. E ela embarcou junto nesta jornada

“No início, nós fabricavámos peças no estilo indiano e a venda acontecia em feiras de bairro em Goiânia”, recorda ela, que na época conciliava o seu tempo entre as feiras e a faculdade de engenharia de produção. Após o sucesso da marca, Sarah Leão informa que surgiu a necessidade de encontrarem um ponto de venda da marca, o atual Shopping Estação Goiânia.

Após concluir a faculdade, Sarah e Neuza já estavam amadurecidas em relação ao negócio e definiram o nicho da marca, com a fabricação de roupas elegantes e confortáveis para eventos e trabalho. “Após mudar o estilo de mercadoria vendida, percebemos a necessidade de ampliar também a numeração, que antes era do 38 ao 44, até a numeração 50”, relata. Hoje, a loja Neuza Leão, localizada no Shopping Estação Goiânia, conta também com atendimento online, com envios no atacado e varejo para todo o Brasil.

“Minha mãe me inspira diariamente a acreditar nos nossos sonhos, a não desistir, focar sempre no nosso objetivo é ter fé sempre. Hoje, além de mãe e filha, somos sócias e tenho o maior prazer em trabalhar com a minha maior inspiração de garra e resiliência”, conclui Sarah Leão.

Necessidade

A empresária Dirceni Luíza da Silva, proprietária da loja Amor de Mãe, que já conta com mais de 10 anos de história, revela que um dos principais motivos que a levou a ingressar no empreendedorismo foi o valor das peças de roupas para gestantes. “Antes eu trabalhava para uma marca de moda para gestantes, onde eu pude acompanhar um pouco desse universo antes mesmo de ingressar, e vi o quanto as roupas eram superfaturadas e inacessíveis para o grande público. Além disso, eu acompanhei a gestação das minhas duas filhas, onde senti na pele o alto custo com roupas adequadas para esse momento tão especial na vida de uma mulher”, destaca a empresária, também responsável pela criação e confecção das roupas de sua marca.

Após o nascimento de seu neto mais novo, há nove anos, a empresária Dirceni Luíza assistiu a sua filha Cristina Luíza da Silva deixar o seu antigo emprego para se dedicar à maternidade. Logo após o resguardo, Dirceni convidou Cristina para ajudar na loja. “Ela sempre foi uma filha excelente, e vê-la se tornar uma mãe maravilhosa chamou a minha atenção. Então eu a trouxe para perto de mim, onde trabalhamos juntas até hoje”, compartilha.

A parceria entre mãe e filha foi fundamental para o negócio crescer. A marca já possui duas unidades em Goiânia, sendo a mais recente inaugurada há pouco mais de um ano no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central. “A minha mãe sempre foi a minha maior inspiração. Eu me espelho nela tanto como mãe como profissional, e poder trabalhar com ela, no nosso negócio, é um privilégio para mim”, enfatiza Cristina Luíza, responsável pelo gerenciamento das redes sociais da marca e atendimento ao cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *